Ford investirá US$ 4 bilhões em carros autônomos


A Ford anunciou que investirá US$ 4 bilhões até 2023 no desenvolvimento de carros autônomos. Para isso, a montadora criou uma subsidiária voltada ao assunto chamada Ford Autonomous Vehicles LLC.

A empresa será alocada inicialmente em Detroit, e terá seu próprio conselho de diretores liderado por Marcy Klevorn, presidente de mobilidade da Ford. A nova subsidiária estará encarregada de dar gás a promessa da Ford de lançar seu próprio carro autônomo comercial em escala até 2021.

“A Ford realizou um progresso tremendo em valor na cadeia de carros autônomos – desde o desenvolvimento tecnológico até o modelo de negócios e experiência de usuário”, afirmou Jim Hackett, CEO da Ford, em comunicado. “Agora é a hora de consolidar nossa plataforma de carros autônomos em um único time para posicionar melhor o negócio para as oportunidades que virão”. O valor das ações da montadora aumentou após o anúncio, ganhando 2,2%, chegando a US$ 10,70 por ação.

O investimento de US$ 4 bilhões no segmento inclui um US$ 1 bilhão que a Ford se comprometeu a investir na startup Argo AI. Em contrapartida, a Ford AV LLC será a acionista majoritária da Argo AI.

A subsidiária deve adicionar investimento de terceiros, e é separada da Smart Mobility LCC, também da Ford, que cuida de novos negócios. Sherif Marakby, atualmente vice-presidente da Ford para veículos autônomos e eletrificação e que anteriormente liderou o programa de veículos autônomos da Uber por um ano, se tornou o CEO da nova empresa.

A montadora realizou diversas mudanças organizacionais que entrarão em vigor no começo de agosto como resultado da novidade. Ted Cannis, diretor de eletrificação global, irá liderar o braço de veículos elétricos, conhecido como Team Edison. Além disso, a Ford afirmou que está reorganizando sua divisão de operações globais, liderada por Joe Hinrichs, para incluir informações tecnológicas e também o sistema de order-to-delivery.

“A evolução do poder computacional e da inteligência artificial tem ajudado a trazer ótimos produtos ao consumidor, desde carros até tablets”, afirmou Hackett. “Agora podemos criar a tecnologia para trazer um novo mundo de personalização de veículos, coreografia da cadeia de suprimentos e um inventário enxuto que consegue rivalizar com qualquer outra indústria no mundo. O desafio de Joe será nos ajudar a redesenhar esse sistema para isso enquanto servimos melhor nossos consumidores e vendedores para melhorar a saúde organizacional da Ford”.

*Traduzido por Salvador Strano