Uma ferramenta criada pela Prefeitura de Aracaju para orientar a população sobre a situação das filas nos hospitais municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tem otimizado o fluxo de atendimento nos hospitais municipais, os quais registram, após a implantação do sistema, uma redução de cerca de 40% nos atendimentos para síndromes gripais.
O “Filômetro”, como foi batizado, faz parte do Plano de Contingência para o enfrentamento à influenza, e foi apresentado à população em dezembro de 2021, podendo ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Advogado e assessor Jurídico, Renilson Moura de Almeida Júnior utilizou a ferramenta e reconhece a importância do serviço. “Foi algo bastante positivo, uma experiência muito boa, muito simples de ter acesso, a ferramenta é muito prática, fácil. Então agiliza muito a vida de todo mundo, esse novo serviço da Prefeitura”, elogiou.
Diante do aumento da demanda por atendimento de pacientes com síndromes gripais na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que, em casos de sintomas leves, a população busque atendimentos nas UBSs, de modo a desafogar as urgências dos hospitais.
Atualizada constantemente pela SMS, a página filometro.aracaju.se.gov.br permite verificar a situação das filas, classificadas em três níveis, bem como o endereço de cada unidade de saúde.
Nas Unidades Básicas de Saúde há pouca fila com atendimento de até 10 pessoas, fila moderada quando estão sendo atendidas entre 11 e 30 pessoas e fila intensa quando o fluxo supera 31 pessoas. Já nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, o atendimento é considerado baixo com até 30 pessoas, moderado quando atende entre 31 e 60 pessoas e intenso quando mais de 60 pessoas estão sendo atendidas.
Com informações da PMA.