Facebook desativa reconhecimento facial


Facebook desativa reconhecimento facial
Imagem: Reprodução Internet

O Facebook anunciou que vai desativar o sistema de reconhecimento facial, aquele que identifica automaticamente os usuários em fotos e vídeos. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 2, e a suspensão da ferramenta acontecerá nas próximas semanas.

De acordo com a empresa, existem preocupações crescentes em relação ao uso desse tipo de tecnologia. “Os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso”, disse Jerome Pesenti, vice-presidente de Inteligência Artificial do Facebook, por meio de nota. “Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos.”

Mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook optaram pela configuração de reconhecimento facial. Segundo a Meta, empresa que abriga o Facebook, mais de 1 bilhão de pessoas, portanto, serão atingidas pela mudança na rede social.

Texto Alternativo Automático

Outra mudança anunciada pelo Facebook foi em relação ao Texto Alternativo Automático, conhecido como AAT, sigla em inglês. Esta ferramenta cria descrições de imagens para pessoas com deficiência visual. Ela seguirá funcionando normalmente, exceto por um detalhe. O AAT não incluirá mais os nomes de pessoas reconhecidas nas fotos.

 

Leia também: Consulados retomam agendamentos de visto americano