Exportações de Avocado devem movimentar o comércio exterior nos próximos meses


Avocado
Foto: Barmalini/iStock

Especialista no transporte de itens frescos e congelados alerta para a importância de escolher a forma correta de logística. Com a opção adequada é possível evitar perdas e garantir rentabilidade da operação

Considerado um superalimento pelos nutricionistas e uma mania gastronômica para os críticos de todo o mundo, o Avocado é também uma oportunidade de negócio. E não é só o México, país de origem do produto, que está de olho neste mercado. Produzida no Sudeste brasileiro, a fruta está despertando cada vez mais o interesse de países da Ásia e do Norte da Europa.

Dados de 2017 apontam que mais de 80% da produção é enviada para o exterior. As variações de abacate terminaram o último ano entre as 15 frutas com maior volume de exportação no Brasil, com crescimento de 58% em relação a 2016. O embarque inicia nos próximos meses e, depois da qualidade no campo, a logística é uma das etapas mais importantes para a rentabilidade do negócio.

Jeferson Boschetti, especialista em cargas frescas e congeladas da DC Logistics Brasil, afirma que o transporte do Avocado tem aspectos técnicos rígidos e que são fundamentais para a exportação. “Por ser uma fruta muito sensível, é necessário que o embarque aconteça em container refrigerado e de preferência com atmosfera controlada, proporcionando um ambiente ideal para a preservação da qualidade da fruta durante o transporte. E essa questão envolve planejamento: é necessário um cálculo preciso do tempo de trânsito em relação à vida útil da fruta, o controle da temperatura durante o percurso e o acompanhamento detalhado da carga para que não ocorram perdas significativas”, explica.

Daí a importância da contratação de uma empresa especializada para a operação. No caso da DC Logistics Brasil, o monitoramento acontece desde a retirada do container vazio. “Iniciamos o processo com a reserva do espaço junto ao Armador que vai transportar a carga. Cuidamos ainda do transporte da unidade até o porto de embarque e acompanhamos até a descarga no porto de destino, liberação e entrega para o cliente final”, explica Jeferson.

Sobre a DC Logistics Brasil

Com uma experiência de mais de 24 anos em logística internacional, a DC Logistics Brasil é especializada em operações de importação e exportação. São mais de 200 profissionais envolvidos nos projetos assinados pela marca, que atua desde a elaboração da estratégia para transporte até o acompanhamento da carga no seu ponto de destino.

A companhia conta com escritórios próprios em Itajaí (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Salvador (BA). Além disso, atua com uma rede de parceiros internacionais.

Assessoria de Comunicação