A Europa é hoje o único continente com piora no cenário da pandemia. 21 países registram média de mortes, em 7 dias, superior à média que registravam há duas semanas. Apenas 9 países europeus apresentam número de mortes em diminuição e 13 países com curva estável.
Considerando os países com mais de 1 milhão de habitantes, todos os que se encontram com maior média de mortes estão no Leste Europeu ou fazem fronteira com a região. Rússia, Ucrânia e Romênia estão com o pior cenário. Juntos, eles somam 70% das mortes diárias do continente. Nenhum desses países chegou a um terço da população com o primeiro ciclo vacinal completo.
Para conter a pandemia, países da região decidiram adotar mais restrições para tentar conter a pandemia. Na Rússia, o presidente Vladimir Putin decretou um feriado de 30 de outubro a 7 de novembro, e determinou que idosos não vacinados fiquem 4 meses em casa. Letônia, Ucrânia e Bulgária também determinaram novas restrições.
A maior parcela de morte na Europa se dá em países com vacinação baixa. Por outro lado, o Reino Unido aplicou o fim de uma série de restrições e teve grande aumento de casos. Ainda assim, com a população vacinada, as mortes diárias no Reino Unido são um décimo das contabilizadas no começo do ano.
Leia também: Reduflação: O que é isso?