Em um momento de muita emoção, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Eugênio Dezen, assinou, junto ao prefeito do Município de Boquim Eraldo Andrade Prefeito e a presidente da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos daquele município, Maria Barbosa dos Santos, o termo de doação de um galpão, com objetivo de permitir a instalação de uma política de resíduos sólidos integrada e a melhoria da qualidade de vida e trabalho daqueles cidadãos.
O novo ambiente, permite que os catadores trabalhem em situação mais humana e, também, galguem a conquista da licença ambiental autorizativa do trabalho de coleta seletiva. Contribuindo para a criação do aterro sanitário e a consequente extinção dos lixões daquela localidade, onde os catadores atuam como agentes importantes na proposta de adequação da política de resíduos sólidos.
Para o fiscal do meio-ambiente, José Costa, “a Codise dá sua parcela de contribuição na medida que cede o espaço para a acomodação dos catadores e o desenvolvimento das atividades de triagem e separação do material, agregando valor para a geração de emprego e renda para as famílias dos catadores inseridos no processo”.
De acordo com o prefeito do Município, a doação beneficiará muito esses trabalhadores que viviam em situação desumana, desenvolvendo suas atividades em céu aberto. Esse espaço dará uma nova qualidade de vida e de trabalho para eles e consequentemente beneficiará a população da cidade de Boquim, que terá uma cidade mais limpa e com melhor qualidade de vida.
“É uma emoção muito grande conseguir, junto ao Governo do Estado, através da Secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Industria e da Tecnologia e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe realizar esse sonho da Associação dos Catadores do Município de Boquim” afirmou o Prefeito. “É um sonho que se realiza”, afirmou a Presidente da Associação.
Além de ajudar a proporcionar um ambiente que atende os requisitos de saúde e qualidade vida para esses trabalhadores a doação do galpão é requisito fundamental para a obtenção da licença de funcionamento da Associação junto aos órgãos ambientais e a consequente regularização jurídica da atuação dos trabalhadores.
Segundo o Presidente da Companhia, a atividade precípua da empresa é fomentar o desenvolvimento econômico do Estado. Dessa forma, a empresa não poderia deixar de contribuir com os anseios do Município, contribuindo para a geração de empregos e para o desenvolvimento sustentável daquela localidade.
Também participaram do ato de assinatura do contrato, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente do Município de Boquim, Genivaldo Menezes, o assessor jurídico da Codise, Flávio Cesar Carvalho Menezes, e o diretor de Industrialização, Ronin Marques dos Santos.
Ascom Codise