Com o objetivo de conter avanços e novas ondas do coronavírus, muitos países – principalmente os da União Europeia – adotaram o fechamento de fronteiras como uma de suas medidas preventivas. Em alguns casos, nem a comprovação de vacinação ou teste negativo para Covid-19 é aceito e turistas, provenientes de lugares considerados de risco, são barrados em suas viagens.
A Espanha é um desses países e o Brasil, um desses lugares. Atualmente, o Brasil não figura na lista de aprovação de vacinados para entrar no país espanhol por ser considerada uma nação de “sério risco epidemiológico”. Os viajantes provenientes dos países fora dessa lista não podem ingressar na Espanha nem mesmo vacinados ou portando teste negativo para o coronavírus. Por ora, o ingresso na Espanha para pessoas provenientes do Brasil só é permitido para espanhóis ou andorranos e residentes na Espanha ou Andorra.
De acordo com o portal de turismo Panrotas, a inclusão do Brasil na lista de aprovação de vacinados seria reavaliada em 22 de junho, porém o Governo Espanhol se antecipou e adiou a decisão para 06 de julho.
O site do Itamaraty informa que estão suspensos os voos provenientes de qualquer aeroporto situado no Brasil para qualquer aeroporto na Espanha, com ou sem escalas. Os voos entre os dois países poderão realizar-se apenas em situações excepcionais, entre as quais estão voos humanitários, de repatriação, de carga, de transporte de médicos, de emergência, de aeronaves de Estado, e de serviços de busca e salvamento.
Leia também: Latam Airlines anuncia 11 novos voos de Congonhas e Galeão para o Nordeste