Enem 2021: rede pública estadual dará suporte aos estudantes para inscrição no exame

No período de inscrição do Enem 2021, as escolas estaduais irão disponibilizar seus laboratórios de informática para os estudantes que não têm acesso à internet

Enem 2021: rede pública estadual dará suporte aos estudantes para inscrição no exame
Imagem: Maria Odília

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) foram iniciadas nesta quarta-feira, 30, e seguem até o dia 14 de julho. Para garantir a participação dos alunos matriculados no Programa Pré-Universitário (Preuni) e nas últimas etapas do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), dará suporte com a disponibilização dos laboratórios de informática em todas as escolas da rede estadual de ensino médio, ação direcionada aos estudantes que não têm acesso à internet.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos, a estratégia é não esperar que o aluno busque apoio. O objetivo é que, antecipadamente, “fique assegurado esse suporte para garantir que 100% dos nossos alunos do Preuni e do Ensino Médio estejam devidamente inscritos no Enem 2021”, disse a gestora. Ela informou ainda que está agendada para a tarde desta segunda-feira, 28, uma reunião para alinhar outras tratativas relacionadas à participação dos estudantes no exame.

“A escola estadual vai continuar sendo ponto de apoio para as inscrições dos alunos, contando com um profissional encarregado de auxiliar, seja do Pré-Universitário, ou do próprio Ensino Médio, sem perder de vista os protocolos de biossegurança e as questões relacionadas ao distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos, podendo haver também a possibilidade de agendamento caso a escola perceba um quantitativo de alunos que possa gerar aglomeração”, completou Eliane Passos.

A fim de esclarecer informações sobre as inscrições e os principais pontos do edital que rege a realização do Enem 2021, o Departamento de Educação (DED/Seduc), por meio do Serviço do Ensino Médio (Semed), irá realizar nesta quarta-feira, 30, às 10h, uma live no Instagram @EducacaoSE, com a coordenadora do Semed, professora Isabella Santos. “Vamos detalhar todos os procedimentos a serem seguidos a fim de que nenhum ponto passe despercebido no ato da inscrição, com o objetivo de alcançarmos a meta no número de inscritos da escola pública no Enem deste ano”, frisou Isabella.

Inscrições

Os candidatos que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 deverão fazer as inscrições no Enem Impresso ou Digital no período de 30 de junho a 14 de julho. Todo o processo de inscrição deverá ser feito na Página do Participante, na qual também constam o cronograma, as dúvidas frequentes, as orientações e os tutoriais, no endereço eletrônico: enem.inep.gov.br.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Além de uma redação – de no máximo 30 linhas – , são aplicadas provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias.

 

Leia também: Equipe de colégio estadual sergipano recebe três prêmios na Feira Brasileira de Jovens Cientistas