Empresas sergipanas têm até sexta-feira para responder pesquisa do IBGE; recusa impede recebimento de certidão exigida para financiamentos


Termina no dia 30 de setembro o prazo para as empresas sergipanas responderem ao questionário das pesquisas econômicas do IBGE. Quem não prestar as informações fica impedido de obter a “Certidão de Quitação de Informações Estatísticas” emitida pelo Instituto, documento fundamental para obtenção de benefícios, financiamentos, empréstimos e participação de licitações junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e outras instituições públicas de fomento.

Compõem o grupo das cinco pesquisas econômicas estruturais a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), a Pesquisa Industrial Anual de Empresas (PIA-Empresas) e a Pesquisa Industrial Anual de Produto (PIA-Produto). Todas são feitas por amostragem e somam 3.244 empresas sergipanas no total.

Até o momento, cerca de 70% das empresas selecionadas em Sergipe para a amostra responderam ao questionário.

A pesquisa investiga, entre outros indicadores, os aspectos salariais, de rendimentos e o número do pessoal ocupado do setor. Os dados do questionário são referentes ao ano de 2021 e fundamentais para a composição do PIB de Sergipe. Não há compartilhamento de informações com a Receita Federal.

Como responder às pesquisas

Desde abril, a equipe do IBGE entra em contato com empresários e contadores para explicar o que é a pesquisa para a qual a empresa foi selecionada, além da importância de respondê-la. O questionário da pesquisa deve ser baixado no site do Instituto, através de um link fornecido por e-mail. Após o preenchimento das informações, o informante deve enviar o arquivo pela mesma página da internet.

Mais informações pelo pelo e-mail: spe.se@ibge.gov.br.