Farinha, água e sal. Uma combinação milenar simples, mas que produz um dos alimentos mais consumidos no Brasil: o pão nosso de cada dia. Mas para esse delicioso alimento chegar todos os dias na mesa das famílias, tem que passar pela mão de habilidosos trabalhadores que merecem um dia especial só para eles. O dia 8 de julho.
E em comemoração ao dia Nacional do Panificador, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (Sindipan/SE) realizou neste domingo, 10, no complexo desportivo do SESI, um dia dedicado ao lazer e divertimento dos panificadores, familiares, amigos e parceiros do segmento no estado.
Além das atividades de lazer, foi ofertado um almoço e também o sorteio de brindes. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (SINDIPAN/SE), Antônio Carlos Francisco de Araújo, um dia gratificante para o profissional que fabrica o pão de cada dia da mesa do brasileiro. “Em todo o Brasil comemora-se esta data homenageando o panificador, profissão esta que surgiu há muito tempo, bem antes do século XVII, quando os pães eram assados em pedras quentes, de forma extremamente artesanal. É com grande satisfação que promovemos essa confraternização neste dia ”.
Atualmente em todo o Estado estima-se o número de 1500 panificações, destas, 150 indústrias são filiadas ao Sindicato.
Fies Sergipe