Conheça Ziggy, o novo “irmão” da Alexa


Conheça Ziggy, o novo "irmão" da Alexa
Imagem: Divulgação

A Alexa, assistente virtual da Amazon, acaba de ganhar um “irmão”. Os usuários podem agora optar por uma voz masculina no dispositivo, chamada Ziggy. Com isso, é possível escolher uma, entre as cinco palavras-chave disponíveis para interagir com o serviço: Alexa, Echo, Computer, Amazon e, agora, Ziggy. 

Por enquanto, a nova voz da Alexa está disponível apenas nos Estados Unidos. Para ativar a nova opção, o usuário deve dizer “Alexa, change your voice”. Já para mudar a palavra-chave, o comando é “Alexa, change your wake word”. A voz masculina e a palavra-chave não são interligadas: o usuário pode escolher usar o nome Ziggy e manter a voz feminina, ou usar a voz masculina com o nome Alexa.

Dar ao usuário o poder de escolha pode fazer com que os aparelhos se tornem mais “inclusivos”, adotando uma voz, tom e dialeto que lhe soem mais familiares e transmitam mais confiança. O uso de vozes femininas como padrão em assistentes virtuais é um tópico acalorado, que levanta acusações de sexismo.

Em um mercado tradicionalmente masculino, é comum que as mulheres ocupem cargos de secretárias, mais ou menos como as assistentes fazem atualmente. Por outro lado, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, sugere que homens e mulheres preferem se relacionar com assistentes que possuem vozes femininas.

 

Leia também: Eurofarma está em busca de startups para soluções em saúde