Reticente. Assim está o consumidor de acordo com o Índice Nacional da Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os números apresentados na pesquisa indicam uma leve melhora no humor da população, mas ainda está abaixo do registro histórico do indicador. No primeiro mês de 2018, o INEC registrou 102,9 pontos, assinalando aumento de 2,4% quando comparado com dezembro de 2017.
Essa melhora registrada é fruto da expectativa do consumidor em relação aos próximos seis meses, com a perspectiva de manutenção do controle da inflação e de queda do desemprego, além do aumento da renda pessoal.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, “a melhora da expectativa do consumidor está ligada à percepção de melhora do quadro econômico observado na segunda metade de 2017, sendo esse mais um dado que se junta a outros. No entanto, esperamos que a retomada do consumo assim como da produção se dará de forma lenta e gradual”.
O levantamento foi realizado, em parceria com o IBOPE, entre os dias 18 e 22 de janeiro e ouviu 2.002 pessoas.
Unicom Fies