A novidade irá proporcionar mais liberdade, principalmente, para os empresários que pensam em expor seus produtos em outros países
Pensando na desburocratização dos processos de emissão e admissão de bens e produtos, a Confederação Nacional da Indústria, no papel de incentivadora do comércio internacional, foi habilitada pela Receita Federal para ser a instituição garantidora do ATA Carnet no Brasil. E Sergipe, através do Centro Internacional de Negócios – CIN/SE da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), está habilitado para emitir o documento que facilitará a apresentação dos produtos sergipanos no exterior.
ATA Carnet é a sigla do francês e inglês para “Admission Temporaire/Temporary Admission”. O Brasil é o 75° país a utilizar este documento aduaneiro, que pode ser entendido como o passaporte de bens e produtos, pelo qual é possível viabilizar a movimentação de mercadorias, temporariamente, nos países parceiros. O período concedido para a circulação do bem/produto com o mesmo documento, nos países que trabalham com o ATA Carnet, é de 12 meses. Dentre os países que reconhecem este documento, estão os principais parceiros comerciais do Brasil: Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e México.
Para solicitar a emissão de um ATA Carnet, basta acessar o sistema on-line www.ata.cni.org.br. A empresa solicitante deve preencher o formulário com informações sobre as mercadorias a serem movimentadas no exterior, sob regime de exportação temporária e países de destino a serem visitados. A própria ferramenta eletrônica gera o documento de forma automática e totalmente on-line.
O ponto de atendimento físico em Sergipe é no Centro Internacional de Negócios de Sergipe (CIN-SE) da FIES. Para mais informações, falar com Marília Castaneda, através dos contatos: marilia.gonzalez@fies.org.br cin.se@fies.org.br Telefone (79) 3226-7439.
Unicom Fies