Centro de Artesanato é reformado


O Centro de Artesanato Chica Chaves, foi inaugurado em março de 2005. O objetivo era ser um centro de comercialização onde a população encontrasse o autêntico artesanato sergipano. Como foco na revitalização do local, a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, executou a reforma do espaço, que foi reinaugurado no ultimo dia 21 de junho.
Foram realizados serviços de reparos no telhado, na cobertura de gesso dos 16 boxes, revisão da rede de eletricidade, pintura, instalação de cerca elétrica e adaptações nos banheiros para pessoas com deficiência. A parte externa do Centro recebeu trabalho de grafite feito pelo artista Marcel Kazo. O espaço contará ainda com a instalação de uma lanchonete.
A artesã Denise Santana esbanjava felicidade e  não segurou as lágrimas durante a inauguração da reforma do Centro de Artesanato Chica Chaves, na manhã desta quinta-feira, 21. Permissionária de um dos 16 boxes comerciais instalados do local, ela fez um discurso emocionado em agradecimento ao prefeito Edvaldo Nogueira pelo investimento de R$ 108 mil na recuperação do espaço, que passa a ser mais uma opção de atração turística da Orlinha do bairro Industrial, na zona Norte de Aracaju.
“Estou chorando, mas é de felicidade, porque foi uma luta muita grande. Entrei aqui há 13 anos, quando Déda era prefeito e Edvaldo vice. Fui capacitada pela Fundat, para trabalhar aqui. Eu vivo disso, paguei a faculdade do meu filho com o meu trabalho. Hoje ele está formado. Mas, nos últimos anos, o Chica Chaves ficou esquecido. Procuramos o prefeito, procuramos o presidente da Emsurb, Luiz Roberto, e hoje estamos neste espaço totalmente reformado. Agora, os turistas virão; vamos ganhar mais clientela, que não vinha mais porque o lugar estava feio. É uma alegria muito grande”, afirmou Denise, que discursou na solenidade em nome dos nove permissionários que atuam no Centro de Artesanato.
O prefeito Edvaldo Nogueira se disse muito satisfeito em poder entregar a reforma do espaço para a população. “Estou muito feliz. Vimos a necessidade de reformar o Centro de Artesanato e, atendendo ao pleito dos permissionários, fizemos um esforço para realizar esta obra, que tem grande significado. Com a reforma, deixamos para trás o descaso dos quatro anos perdidos da gestão passada e damos o primeiro passo no trabalho de recuperação deste importante ponto turístico de Aracaju”, destacou Edvaldo.
O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, pontuou que a situação do Centro de Artesanato era muito ruim, com os boxes muito deteriorados, o que fez com quem a obra ganhasse prioridade e fosse logo executada “Ao tomar conhecimento, o prefeito autorizou a obra, que hoje entregamos para a cidade. Foi um investimento pequeno, mas muito grandioso no que representará na vida das pessoas que aqui trabalham. Meu pedido aos permissionários é que nos ajudem na manutenção”, afirmou.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias