O Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS) já foi aprovado pelo Senado e segue em discussão na Câmara dos Deputados. O documento que comprova vacinação, imunidade e/ou teste negativo para covid-19 pretende seguir a mesma linha do Certificado Verde Digital europeu.
Para o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, um certificado digital de vacinação pode ser a ferramenta ideal para que as pessoas voltem a ter acesso, em curto prazo, a estádios de futebol, eventos, bares e restaurantes, ainda que sem abrir mão dos protocolos de segurança. Seria, portanto, um certificado aliado do Turismo, na visão do líder da pasta, apesar de ele ressaltar que o mesmo não pode ser mandatório.
O SUS, por sua vez, já disponibiliza o certificado nacional de vacinação contra covid-19 através do aplicativo Conecte SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A tecnologia também mostra aos cidadãos dados de atendimentos realizados, medicamentos distribuídos no SUS e a localização de serviços de saúde.
É importante ressaltar, entretanto, que nem a vacina e nem o certificado de imunização são obrigatórios para os brasileiros, o que pode gerar confusão caso o CSS seja aprovado e passe a ser adotado. O presidente da República, Jair Bolsonaro, já se manifestou sobre o assunto e disse que vai vetar a medida.
Leia também: Irlanda decide por fim à exigência de visto para brasileiros