Uma das datas mais esperadas pelos varejistas no segundo semestre do ano, a Black Friday 2021 deve ser de alto volume de vendas, visto que o hábito do consumidor está cada vez mais atrelado ao mercado digital. Só no ano passado, as vendas na ocasião subiram 37%.
Com mais de R$ 5 bilhões comercializados em 2020, o consumidor está mais exigente e uma das tendências para 2021 é a busca ainda maior por entregas expressas e agilidade no pós-venda. A sazonalidade das vendas, no entanto, demanda que as empresas estejam preparadas para o alto volume de acessos e de entregas logo em seguida.
Uma das questões que deve ser prioritária para as empresas, de acordo com Jean Pereira, CTO da Lincros, empresa especializada em soluções para gestão logística, é a organização dos processos de entrega, ponto fundamental para o sucesso da jornada do cliente. “Por ser uma data sazonal impulsionada por grandes promoções, a Black Friday gera um volume muito intenso de acessos às plataformas de e-commerce, especialmente no cálculo das alternativas de frete e prazos de entrega, por exemplo. E, neste quesito, nem sempre os negócios estão de fato preparados, pois o volume de vendas bem acima do normal exige a contratação de alternativas adicionais para o transporte, em um momento de muita demanda e pouca oferta.
Como já é amplamente conhecido um dos maiores motivos de abandono do carrinho de compras é o prazo de entrega insatisfatório para o consumidor final, e e-commerces em geral costumam trabalhar com prazos de entrega mais alongados durante o período da Black Friday, manter os prazos de entrega mais próximos do normal garantindo o nível de serviço promove a fidelização do cliente e o próprio sucesso da operação”, diz.
Para evitar esse tipo de situação, durante a data a equipe da Lincros cria uma “sala de guerra” onde profissionais de suporte e desenvolvimento atuam para que a plataforma de gestão logística da companhia esteja disponível durante toda a Black Friday. “Esse cuidado faz com que o cliente tenha todo o suporte necessário para que a plataforma siga operando mesmo com picos de acesso, garantindo a organização logística em conformidade com a efetivação dos pedidos” explica Pereira.
Unificação é primeiro passo para distribuição eficiente
Uma das estratégias logísticas mais eficientes para tornar a jornada do consumidor satisfatória é a concentração da cotação dos fretes em uma única plataforma, que seja integrada ao e-commerce do varejista. “A automação do frete proporciona ao lojista dados consolidados sobre o volume de pedidos no período e o desempenho da distribuição. Outro fator é o desenvolvimento e acompanhamento das rotas. Quando este processo é digitalizado, os pedidos são organizados na medida em que são efetivados, levando em consideração os parâmetros que a empresa definiu, como pedidos próximos, tipo de veículo e outros. Com isso há melhor aproveitamento do espaço do caminhão, eliminação de rotas interpostas e mais eficiência e agilidade nas entregas”, salienta.
Resultados de 2020
Em 2020, clientes da Lincros que atuam com vendas digitais conseguiram suprir a demanda sobressalente da Black Friday com total tranquilidade, por conta da estratégia de automação adotada.
Em uma das plataformas, foram registradas mais de 3 mil consultas de frete por segundo. O alto volume de pesquisas foi suportado pelo time de especialistas da Lincros, sem que a empresa tivesse qualquer intercorrência durante o período. Mais de 20 mil pedidos foram processados e entregues nos dias seguintes pela companhia, sem que atrasos fossem registrados. “Esses dados mostram que quando há um projeto de automação bem estruturado é possível organizar a operação mesmo em momentos desafiadores. Este será um diferencial crucial para quem busca uma Black Friday 2021 bem-sucedida”, finaliza o executivo.
Sobre a Lincros
Especialista em soluções para gestão logística de transportes, a Lincros é uma das principais empresas de tecnologia do país voltada ao segmento. Com o portfólio de softwares para logística mais completo do Brasil, a empresa promove o monitoramento de mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, e mais de R$ 1,7 bi em conta frete passam por soluções da empresa.