Novo produto do Banco do Nordeste, lançado na quarta-feira (24), o Agroamigo Sol permite que agricultores familiares adquiram equipamentos para converter a energia solar em energia elétrica. As operações de crédito podem ter limites de até R$ 15 mil, com juros a partir de 0,5% ao ano.
Entre os equipamentos que poderão ser adquiridos, estão máquinas voltadas para irrigação, eletrificação de instalações rurais, dessalinizadores e eletrificação de cercas em condições de pastejo rotativo.
Dono de uma pequena propriedade em Itapipoca (CE), Nonato Brandão é um dos produtores que já assinaram contrato de financiamento com o BNB. Com cerca de R$ 4 mil, ele adquirirá equipamento capaz de bombear 18 mil litros d’água para irrigar suas plantações de cheiro verde, alface, pimentão, tomate e cenoura. “As coisas vão melhorar bastante”, afirma, em tom otimista.
Segundo o presidente do BNB, Marcos Holanda, o Agroamigo Sol é alternativa inovadora para atender o cliente e melhorar as condições de vida do homem do campo, que alia a eficiência e a preservação do meio ambiente.
“Estamos beneficiando um público que dificilmente seria melhor atendido por outras instituições e que terá condições para gerar a sua própria energia. Essa independência energética vai representar um salto na qualidade de vida dos produtores”, disse o presidente. Ele também adiantou que, dentro de um ano, o BNB premiará as iniciativas que melhor aplicarem a tecnologia em suas propriedades.
Para o superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar, Alex Araújo, a iniciativa desenvolve a Região e insere parcela importante de pessoas no ciclo produtivo.
Sergipe
Em Aracaju, a solenidade de lançamento do Agroamigo Sol foi realizada no auditório da Superintendência Estadual do Banco, no Centro da cidade. Participaram representantes do setor produtivo, acadêmico, tecnológico, rural e técnico.
“O lançamento do Agroamigo Sol propicia o início de uma rede de contatos com instituições e fornecedores de equipamentos. Essa rede é fundamental para o aprimoramento das ações articuladas de atendimento aos produtores rurais. Os agentes de microcrédito rural em Sergipe estão preparados para orientação aos interessados, com a devida análise das condições do empreendimento e melhor direcionamento, para que os produtores tenham cada vez mais condições de reduzir os seus custos de produção”, afirmou Morato.
O superintendente estadual do BNB, Saumíneo Nascimento, destacou os benefícios do programa para os agricultores.
“Esta é mais uma inovação creditícia do Banco do Nordeste que visa trazer ao homem do campo condições de acesso a energia solar. A referida energia é muito importante em áreas rurais, fazendas, sítios, chácaras. Em muitas ocasiões, não há disponibilidade de eletricidade da rede pública. Dessa forma, a geração de energia na propriedade é a solução única. Mesmo onde há disponibilidade, a utilização da energia solar pode representar uma sensível redução de custos”, disse Saumíneo.
Presenças
Participaram do evento de lançamento em Sergipe o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Manoel Macedo; o diretor presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Manoel Hora Batista; o gestor de Energia e Ambiente do SergipeTec, Francisco Pedro; o diretor administrativo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Gildásio Muniz; o pesquisador de Engenharia Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Paulo Mário Araújo; e o secretário de jovens da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Cledson Soares Lisboa, além de representantes do Banco do Nordeste e de empresas de instalação e montagem de equipamentos de energia solar.
Condições de acesso
As parcelas podem ser pagas em até dez anos, com carência de três anos, no máximo, a depender programa de crédito escolhido e dos itens a serem financiados. Para ser considerado agricultor familiar, o cliente deve apresentar Declaração de Aptidão (DAP) emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Ascom Banco do Nordeste