O futuro em mídia chama-se, mídia programática, que em resumo virou sinônimo de publicidade digital, que é a forma automatizada para a compra de espaços publicitários na internet. O que antes acontecia de forma manual e que demandava tempo para o processo de compra de mídia online era preciso negociar separadamente com cada site no qual a campanha seria exibida. Agora os dados gerados permitem anúncios muito segmentados, avaliando os perfis dos usuários e de forma rápida.
A maior parte dos investimentos que antes eram direcionados para a mídia tradicional jornal, rádio e televisão, foram transferidos para a mídia programática. De acordo com estudos realizados em 2015 pela Data Source: eMarketer o Brasil registrou um aumento anual 579,7 % nos investimentos em programática em relação a 2014. Estima-se que até 2019 são investidos globalmente 37 bilhões em mídia programática, de acordo com a MediaMath.
Em Aracaju, uma das formas de encontrar a Mídia Programática é através da Gabinete de Mídia que é a representante Publya. A Publya é uma Independent Trading Desk especializada em Mídia Programática, que através de plataformas DSP e DMP, otimiza a compra de mídia online em Display e Vídeo, veiculadas em dispositivos desktop e mobile, entregando as campanhas para uma audiência qualificada e segmentada.
A empresa conta com o selo Google Partner e equipe certificada em Google Adwords, onde planeja, opera e otimiza campanhas de Links Patrocinados e Vídeos no Youtube. A Publya oferece também o serviço de planejamento e operação de campanhas em Facebook, Instagram e LinkedIn. Os anúncios são exibidos apenas em canais relevantes e para o segmento desejado, proporcionando mais resultados para os anunciantes e agilidade para as agências. Solicite uma apresentação.
Vantagens da Mídia Programática
Maior assertividade
A propaganda impacta apenas o público desejado, no momento mais apropriado. Ou seja, os anúncios são mostrados apenas para as pessoas certas no momento certo. São levados em conta diversos fatores, como idade, sexo, poder aquisitivo ou mesmo perfil de navegação.
Menor valor
O preço do espaço publicitário é fixado pela capacidade do anúncio em gerar resultados efetivos. Antes a negociação de mídia tradicional era um processo lento e caro, pois é preciso que o anunciante e o publisher sentem para conversar e façam rodadas de negociação. Na mídia programática não há intermediação humana e o preço é definido exclusivamente pela capacidade de determinado anúncio gerar resultados efetivos.
Monitoramento aprimorado
Na mídia programática é possível saber com precisão a abrangência de uma campanha: a quantidade de visualizações do anúncio, o número de cliques ou o volume de leads gerados. Um dos grandes problemas da publicidade sempre foi aferir se o investimento em determinada campanha ou ação realmente gerou novas vendas ou atraiu novos clientes. Agora com as ferramentas digitais, é possível saber o exato alcance de uma campanha, acessando dados como o número de visualizações que foram transformadas em cliques para o site do anunciante, além de saber quantos desses cliques foram transformados em compras ou mesmo em leads qualificados (como um usuário que não fizeram uma compra na sua empresa, mas disponibilizaram o seu e-mail para receber uma newsletter), por exemplo.
Melhor gestão
Nessa modalidade de anúncios é maior a chance de encontrar o espaço mais adequado ao orçamento do anunciante.O processo mais comum de compra de mídia programática é feita por leilão, como explicaremos adiante. A vantagem desse processo é que o valores das impressões serão sempre condizentes com a capacidade de determinada empresa investir em publicidade, ou, de forma mais simples, é possível encontrar o espaço de anúncio condizente com o bolso de cada empreendedor.
Otimização do tempo
Os esforços destinados para identificar espaços e valores mais adequados à campanha podem ser otimizados em ações mais produtivas, otimizando o tempo das equipes de marketing e vendas. Melhor aproveitamento da sua equipe de propaganda e marketing: o tempo e esforço que eram dedicados pela sua empresa para localizar o melhor publisher e negociar o melhor preço podem ser alocados em tarefas mais produtivas, como no próprio desenvolvimento de novas campanhas.
Fonte: Publya