Arraial do CER IV mantém tradição junina com fomento ao empreendedorismo


Foto: Ascom/SES

Primeira Quermesse Junina do Centro reúne expositores com artesanatos e comidas típicas, garantindo uma renda extra para os usuários, mães e acompanhantes

Foto: Ascom/SES

Barracas de comidas típicas, artesanatos regionais e outros produtos, além de muita alegria. A boa mistura aliada ao autêntico forró deu início ao Arraiá do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), celebrando a época mais esperada pela população sergipana: as festas juninas. Com bandeirinhas e elementos que remetem aos festejos do mês de Junho, a unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém viva a tradição com a realização da tradicional quermesse junina.

A ação, que segue até esta quinta-feira, 15, tem como principal objetivo ser um espaço de integração, ao som de muito forró, entre usuários, mães, acompanhantes e colaboradores do CER IV, além de fomentar o empreendedorismo e garantir uma renda extra no período junino. Vestidos a caráter, os participantes levam animação e mostram que também mandam muito bem no forró.

Programação

Foto: Ascom/SES

A tradição das festas juninas nos quatro cantos de Sergipe, incentivada pelo governo estadual, transformou o CER IV em um verdadeiro arraial. Durante três dias, o espaço recebe expositores para a venda de produtos variados e delícias do período junino. Além disso, a programação reúne diversas atrações como o Coral e o Grupo Musical ‘AAACASE em Canto’ da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe, instituição sem fins lucrativos que assiste adultos em tratamento oncológico.

A Companhia de dança Loucurarte, que traz a arte inclusiva por meio da dança artística, também é presença confirmada na Quermesse Junina do Centro. A história dos cangaceiros nordestinos, Lampião e Maria Bonita, é contada por meio de coreografia e canções tradicionais juninas.

Renda extra

Para a realização da Quermesse Junina, o CER IV montou barracas decoradas com a participação de mais de 30 expositores, entre usuários, mães, acompanhantes e colaboradores, divididos em três dias. A iniciativa contou com a organização do setor de Serviço Social do Centro e apoio do Núcleo de Educação Permanente, além da equipe multiprofissional. O setor de Nutrição, por exemplo, auxiliou com orientações sobre os principais cuidados com a manipulação de alimentos no período junino.

Para a coordenadora do CER IV, Diana Guerra, o momento proporciona novas oportunidades e estimula ações empreendedoras entre os atores do

Foto: Ascom/SES

Centro. “Em nossas ações diárias, percebemos os esforços das famílias, verificando as principais necessidades. Com isso, pensamos nas possibilidades de oportunizar iniciativas de fomento ao empreendedorismo e mostrar o trabalho dos usuários, mães, acompanhantes e colaboradores”, salientou.

A vendedora Laura Lima está entre as expositoras. Ela é atendida pelo CER IV há quase um ano, após sequelas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE). No evento, Laura teve uma grande procura na venda de algodão doce e pipoca. “Fiquei muito feliz em participar da Quermesse. Não pensei duas vezes quando fiquei sabendo do evento. Trabalho aos finais de semana em festinhas e aqui foi uma excelente oportunidade para divulgar meu trabalho, fazer boas vendas e fechar novas parcerias”, disse.

Arraiá da Assoa

Para finalizar a programação, na quinta-feira, 15, uma parceria entre o CER IV, por meio do Setor de Atendimento aos Ostomizados (SAO), e a Associação Sergipana dos Ostomizados e Amigos (Assoa) traz o tradicional ‘Arraiá da Assoa’ ao espaço do Centro. A festa junina contará com muito forró pé de serra e muita informação com um bate papo sobre os cuidados com a alimentação com a nutricionista Airecê Hozana.

Ascom SES/CER IV