A partir do dia 9 de julho, mais de 100 mil consumidores de serviços de telecomunicações em todo o país começarão a ser entrevistados para a pesquisa da Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) que avaliará a satisfação e qualidade percebida dos serviços ofertados. As entrevistas vão ocorrer ao longo do segundo semestre e serão feitas com usuários dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.
Fazem parte do questionário perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e ainda sobre a qualidade percebida com os canais de atendimento da prestadora, oferta e contratação de serviços, funcionamento dos serviços, cobrança, reparo e instalação, além de capacidade de resolução de problemas.
O levantamento busca coletar informações para a Anatel, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho da instituição e levar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade, assim como para órgãos de defesa do consumidor. Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora e por serviço.
A Anatel promove pesquisas sobre satisfação desde 2002 e de qualidade percebida desde 2012. A partir de 2015, as pesquisas de Satisfação e de Qualidade Percebida foram consolidadas, passando a ser realizadas em conjunto, com periodicidade anual.
A previsão é de que os resultados da Pesquisa de 2018 sejam divulgados no primeiro trimestre de 2019.
Fonte: Anatel