Alese cria Frente Parlamentar em defesa dos pequenos negócios


Foi lançada nesta quinta-feira, 7, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa dos Micro e Pequenos Empreendedores de Sergipe. A iniciativa busca promover o debate das questões ligadas à criação e desenvolvimento dos pequenos negócios, além de propor a elaboração de projetos de lei que contribuam para o incentivo ao empreendedorismo no estado.

Presidida pela deputada estadual Diná Almeida, a Frente também terá o papel de promover a interlocução entre as entidades empresariais e o poder público para viabilizar ações que facilitem a atuação dos microempreendedores individuais, microempresários e empresários de pequeno porte.

“ Queremos incentivar a geração de empregos e buscar caminhos que favoreçam a criação de empresas, sobretudo nesse momento difícil pelo qual estamos passando. Para isso, vamos manter um diálogo constante com as instituições que representam os empreendedores e o governo para juntos construirmos propostas que ajudem a estimular a nossa economia”, explica a parlamentar.

O superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, ressaltou a importância dessa iniciativa, sobretudo em virtude do papel desempenhado pelos pequenos negócios em Sergipe. “ Dos quase 93 mil empreendimentos abertos em Sergipe, 97% deles são micro e pequenas empresas, responsáveis pela geração de 53% dos empregos formais. É mais do que urgente fortalecer esse segmento, pois é ele quem poderá dar uma contribuição importante para sairmos dessa crise”.

Oportunidade

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marco Pinheiro, a criação da Frente Parlamentar é um passo importante para solucionar questões que têm prejudicado a atuação dos empreendedores no estado.

“ Hoje temos um excesso de burocracia e de regulação que impede o empresário de investir no seu próprio negócio. Uma outra questão importante é que não há atualmente uma política pública estadual que o favoreça.  Além disso, é fundamental estimular o surgimento de novos empreendedores e um passo importante nesse processo é investir no ensino do empreendedorismo nas escolas das redes pública e privada”.

Além da deputada Diná Almeida como presidente, também compõem a Frente Parlamentar os deputados Georgeo Passos (vice-presidente), Capitão Samuel (primeiro secretário), Garibalde Mendonça (segundo secretário) e Maria Mendonça (terceira secretária).

 

Fonte: Sebrae/SE