90% das médias e grandes indústrias evitam o desperdício de água e energia

Pesquisa mostra ainda que 98% das empresas adotam pelo menos uma ação de sustentabilidade e 63% delas pretendem ampliar os investimentos na área nos próximos 2 anos

90% das médias e grandes indústrias evitam o desperdício de água e energia
Imagem: Divulgação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou uma pesquisa para avaliar a visão das empresas brasileiras e as ações concretas que elas adotaram em relação à sustentabilidade. O estudo foi feito em parceria com o Instituto FSB e analisou as iniciativas de executivos de 500 médias e grandes indústrias.

De acordo com a pesquisa, o setor está avançado em alguns quesitos. Práticas de gestão de resíduos eações para reduzir o desperdício de água e energia foram avaliadas e já são adotadas por nove de cada 10 empresas pesquisadas. Além disso, praticamente todas (98%) adotam atualmente pelo menos uma entre as oito ações de sustentabilidade listadas no questionário.

Os tópicos de implementação de ações sustentáveis nas indústrias presentes no relatório eram: desperdício de água, desperdício de energia, gestão de resíduos sólidos, redução ou eliminação da poluição do ar ou água, logística reversa de produtos, uso de fontes renováveis de energia, monitoramente da emissão de gases estufa, reflorestamento. As ações que são menos aplicadas pelas indústrias são monitoramento da emissão de gases estufa (34%) e ações de reflorestamento (33%).

A maior preocupação dos executivos ouvidos é com o descarte de resíduos. Um em cada quatro afirmou que este é o seu primeiro ou segundo principal ponto de atenção.

Considerando o estágio atual do ambiente de negócios no Brasil, 94% dos executivos enxergam oportunidades nas ações de sustentabilidade. Outro dado que mostra o interesse das empresas pelo tema é a intenção de investimento. Praticamente duas em cada três (63%) empresas entrevistadas afirmaram que vão ampliar os investimentos em sustentabilidade nos próximos dois anos. Mesmo durante a pandemia, em meio à crise econômica, 28% delas disseram ter ampliado esse tipo de investimento nos últimos 18 meses.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, comentou o resultado da pesquisa.

A indústria sempre foi um ator relevante e, em muitos momentos, liderou o processo de desconstrução da falsa dicotomia entre desenvolver e preservar, homem e natureza. Historicamente temos dado uma contribuição relevante ao desenvolver soluções que aumentam a eficiência das linhas de produção e promovem o consumo consciente de recursos. Os dados da pesquisa revelam que essa é uma preocupação disseminada e contínua em todo o setor industrial.