O Canadá lançou uma nova moeda para marcar 50 anos desde a descriminalização da homossexualidade.
Agora o níquel no valor de US$ 1 traz duas faces sobrepostas com a palavra “igualdade” escrita em inglês e francês. Além disso, o dinheiro também apresenta uma gravação dos anos de 1969 e 2019.
A moeda foi revelada em um evento especial em Toronto e entrou em circulação nesta semana. LRandy Boissonnault, assessor especial do primeiro-ministro sobre questões LGBT +, afirmou que foi “um dia importante” para as pessoas LGBT+ no Canadá.
A Lei e a moeda
O primeiro ministro canadense, chama-se Justin Trudeau, que é filho de Pierre Elliot Trudeau que em 1967 era ministro da Justiça e solicitava mudança no Código Penal canadense para descriminalizar a homosexualidade. Em 1969 a lei foi aprovada.
A moeda foi projetada pelo artista Joe Average. Ele foi diagnosticado com o HIV em 1984, aos 27 anos, que o levou a dedicar sua vida à arte. No anverso a imagem das duas faces entrelaçadas beijando-se e as palavras igualdade em francês, “Egalité” e em inglês “Equality”, representam as línguas oficiais do país e destinam-se a representar e a fazer refletir a fluidez de gênero e o espectro de gêneros.
A moeda também terá uma versão comemorativa em prata e com as cores do arco-íris, serão comercializadas 15 mil peças, tiragem limitada.
As informações são do site Pink News.