Volume de serviços diminuiu em Sergipe no mês de abril


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Em abril de 2021, o volume do setor de serviços no país avançou 19,8% frente a abril de 2020 e 0,7% frente a março de 2021, a segunda taxa positiva seguida e a mais intensa da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. Houve avanço em todas as cinco atividades e em 78,3% dos 166 tipos de serviços investigados. Dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).  

Sergipe, por sua vez, apresentou retração de 1,8% em abril de 2021 no comparativo com março do mesmo ano e variação positiva de 8,2% em relação a abril de 2020. 

Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (30,7%) exerceu a principal contribuição positiva sobre o volume total de serviços no país, impulsionado, em grande medida, pelo aumento de receita das empresas pertencentes aos ramos de transporte rodoviário de cargas; gestão de portos e terminais; rodoviário coletivo de passageiros; transporte aéreo; concessionárias de rodovias; correio nacional; e operação de aeroportos.

Dessa forma, o crescimento do setor foi explicado não só pelos segmentos de transportes de carga e de apoio logístico, que mantiveram o bom desempenho iniciado em meados do ano passado, mas também pelo avanço observado no transporte de passageiros, que se beneficiaram da baixa base de comparação, uma vez que abril de 2020 foi o primeiro mês de isolamento social por conta da COVID 19.

O avanço no setor de serviços de informação e comunicação (12,8%) se deveu ao aumento de receita nos segmentos de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares; atividades de TV aberta; outras atividades de telecomunicações; e tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares (10,9%) tiveram altas nos segmentos de soluções de pagamentos eletrônicos; administração de programas de fidelidade; serviços de engenharia; gestão de ativos intangíveis; atividades técnicas relacionadas à arquitetura e à engenharia; locação de automóveis; e organização, promoção e gestão de feiras, congressos, convenções.

Os serviços prestados às famílias (65,8%) foram influenciados pelos restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e atividades de condicionamento físico.

O avanço no setor de outros serviços (16,8%) se deve a corretoras de títulos e valores mobiliários; recuperação de materiais plásticos; administração de bolsas e mercados de balcão organizados; atividades imobiliárias; e de apoio à produção florestal.

 

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