Em diversos momentos da vida, é necessário passar por mudanças para seguir em busca dos principais objetivos profissionais. Na maioria das vezes, isso pode ser um desafio
É muito comum no mercado de trabalho decidir mudar de carreira em algum momento, isso acontece por diversos motivos. Na maioria dos casos, as pessoas aceitam a primeira oportunidade que aparece para trabalhar fora da área de interesse quando não se tem um diploma de ensino superior.
Desvalorização no mercado de trabalho; profissão sem plano de carreira e salário baixo estão entre os vários fatores que interferem na escolha de optar por outra profissão. Os cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) surgem como uma alternativa para que seja possível realizar essa mudança de área.
“Quando surge a vontade de mudar de carreira o melhor a se perguntar é: o que eu quero para mim? Qual é o meu propósito? O que eu quero para a minha vida está de acordo com que área? Tem que pensar bastante em qual a área que o profissional quer atuar para dar segmento ao próximo passo”, explica a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.
Na transição de carreira, os cursos EAD têm uma grande importância para obter êxito neste processo, isso porque devido à praticidade, economia e conforto fica mais fácil trabalhar enquanto estuda, ou seja, é possível estudar fazendo a transição de carreira e trabalhar ao mesmo tempo, já que a modalidade permite que se estude a qualquer horário do dia e em qualquer lugar.
“O EAD contribui muito nessa transição porque são profissionais que já estão muitas vezes atuando no mercado e que estão com a perspectiva de transição, mas ainda não mudaram. Eles precisam de flexibilidade e de tempo de estudo, já que muitos possuem família, então para que isso ocorra, a modalidade a distância é fundamental”, enfatizou Janaína.
Quem busca essa alternativa também precisa ficar atento em alguns pontos importantes, como ressalta a gerente. “Verificar qual o propósito de vida deve ser fundamental assim como estudar a nova área e buscar se capacitar. Ter uma reserva financeira também é muito importante. Isso porque, fazer outra graduação, mesmo que a distância, requer organização financeira. Além de participar de processos seletivos, estar ativo no linkedin e ativar o networking”, destaca.