Nos anos anteriores à pandemia, houve um aumento de 37% na demanda de inscritos para o EAD e a procura pela modalidade tende a ser cada vez maior
De acordo com os dados da Agência Brasil, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 em instituições públicas e privadas, mais de 2 milhões optaram pela modalidade de Educação a Distância (EAD) e 1,7 milhão pelo presencial. Essa procura vem crescendo e se tornando uma modalidade de ensino ideal para quem deseja otimizar tempo e conciliar estudo e trabalho.
Esse crescimento é resultado das vantagens e benefícios que vão desde mensalidades mais em conta à oportunidade de montar a própria agenda de estudos. Mas, essa flexibilidade deve ser oferecida pela instituição de ensino, com o objetivo de adequar e se atualizar em quesito de modernidade.
O Pró-reitor de Marketing, Comercial e Relacionamento da Universidade Tiradentes (Unit), Luís Carlos Beltrami, conta que a Unit está implementando ações que buscam proporcionar aos alunos que estudam a distância maior praticidade e rendimento acadêmico.
“Implantação de ferramenta omnichannel para atendimento aos alunos e candidatos, que irá unificar todos os canais de atendimento em um único fluxo; Implementação de metodologias do Customer Experience (CX) para melhoria do atendimento aos clientes; Reestruturação da área de atendimento e central de atendimento; Implantação de Matrícula Online, permitindo uma automação da matrícula e simplificação do processo de ingresso à Instituição”, explica.
Ainda de acordo com o pró-reitor, a Unit consta uma procura de mais de cinco mil alunos que buscam por cursos na modalidade EAD, confirmando o aumento da demanda em relação aos anos anteriores. “No comparativo entre 2022.1 e 2021.1, houve um aumento de inscritos de 29%; no caso de 2022.2 para 2021.2, estamos com um crescimento até o momento de 10%, mas a expectativa é que a gente feche o semestre com uma demanda maior em cerca de 30%”, infere.
Nos períodos que antecederam a pandemia do novo Coronavírus, existiu um aumento de 37% na demanda de inscritos para a modalidade. “No caso de 2022.2, os números estão praticamente iguais, salientando que ainda estamos em processo de captação, então a expectativa é que haja um crescimento também”, finaliza.