Cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.
As informações foram divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na última segunda-feira, 5.
O CadÚnico é o registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda. A atualização dos dados cadastrais servem para prevenir fraudes no recebimento de benefícios e melhorar o acesso a algum dos 36 programas federais que utilizam dados do registro.
O que fazer?
As famílias inscritas no CadÚnico estão sendo comunicadas por meio mensagens no aplicativo do CadÚnico, disponível para smartphones nos sistemas Android e IOS e pela internet.
Além desses meios, a comunicação às famílias beneficiárias do Bolsa Família também conta com mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
As famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.
Após a notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município onde vive ou o setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico, para atualizar os dados do núcleo familiar.
No Cras, será necessário apresentar documento de identificação com foto e outros, como CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram no mesmo domicílio.
Para algumas famílias, a atualização cadastral deverá ser realizada no domicílio.
por Beatriz Fernandes com informações da Agência Brasil