O Dia das Mães, segunda data do ano mais importante para o comércio brasileiro, está chegando e será comemorado no próximo domingo (09). A expectativa é de que as vendas devam aquecer o comércio, mesmo diante das medidas restritivas atuais. Em números absolutos, espera-se que aproximadamente 123 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar cerca de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços em todo país.
Em entrevista ao Caderno Mercado, o Presidente da CDL Aracaju, Brenno Barreto, afirmou que a expectativa para a Grande Aracaju também é de aquecimento. Porém, com as medidas restritivas que não permitem que lojas de rua e shopping funcionem aos sábados e domingo, acredita-se que a grande movimentação no comércio acontecerá nos dias 06 e 07 de maio, quinta e sexta-feira. “O sergipano precisará, dessa forma, se antecipar na compra dos presentes, o que não é uma característica forte do brasileiro, que sempre acaba deixando as compras para a última hora”, alerta.
Outra avaliação importante para o comércio é a de que em 2020, neste mesmo período, Sergipe encontrava-se em estado de lockdown, com as lojas fechadas. Léa Paim, empresária do ramo de bijuterias e acessórios, se declara otimista em relação a 2021. “É claro que não podemos comparar o cenário de vendas de 2019 com a situação que estamos hoje, mas acredito que este ano será bem melhor do que 2020”, comemora.