Consórcio Nordeste recomenda cancelamento do feriado e das festas de Carnaval


Em razão da nova onda da pandemia de Covid-19, que tem ganhado força com o surgimento e a disseminação rápida da nova variante Ômicron, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste publicou um boletim recomendando os estados e municípios a cancelar o feriado e as festas de carnaval, intensificar a vacinação e manter as medidas legais que obrigam o uso de máscaras. O que tem se observado no Brasil e em diversas partes do mundo é um crescimento do número de casos, internações e mortes.

O relatório ressalta a alta transmissibilidade da variante Ômicron, mas também menor letalidade em relação às variantes Gama e Delta. “Isto, combinado com o fato de grande parcela da população já estar vacinada, faz com que o número de hospitalizações e mortes sejam menores que o das ondas anteriores”, diz um trecho do documento.

O Comitê ressaltou, ainda, ter recomendado aos governadores e prefeitos, no dia 03 de dezembro, o cancelamento das festividades públicas de fim de ano, o que foi acatado pela maioria deles. No entanto, festas particulares “de forma generalizada, como se a pandemia tivesse terminado”, ocasionaram um aumento exponencial de casos.

Confira aqui o boletim completo.

Antes da publicação do boletim, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos de Sergipe (Abrape/SE) e a Câmara Empresarial de Promotores de Feiras da Fecomércio/SE, emitiram nota pública se colocando favoráveis a realização de eventos desde que mantidos os protocolos sanitários e penalizadas as empresas que descumpri-los. “É possível, sim, manter os protocolos da forma que estão e continuar mantendo os empregos e o funcionamento de centenas de empresas”, diz um trecho da nota.

No dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Aracaju já havia anunciado que não serão autorizadas festas públicas de carnaval na capital sergipana. A expectativa, agora, é pelo pronunciamento do governador Belivaldo Chagas acerca dos eventos carnavalescos. Nos próximos dias, o Comitê Técnico-Científico do Governo do Estado, que monitora a pandemia, deve se reunir para avaliar os indicadores epidemiológicos e definir sobre a proibição ou autorização das festas de carnaval, dentre outras decisões.

Consórcio Nordeste

O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região nordeste. O objetivo é integrar políticas públicas de desenvolvimento econômico e social. O Comitê Científico integra esse colegiado que, desde 18 de janeiro, é presidido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara.