Tiago Oliveira
Jornalista; Gestor Público; atuou como Assessor de Comunicação da Justiça Federal em Sergipe e, atualmente, na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Acompanhe no Linkedin https://www.linkedin.com/in/
Recentemente, toda sociedade sergipana acompanhou, vibrou e torceu pelo empresário Breno Nunes, encontrado e indicado como finalista na primeira edição do Prêmio VEJA “o Brasil que queremos”. Embora o nosso representante não tenha galgado o primeiro lugar no evento, que aconteceu, na última terça-feira, 12/12/2017, seu empreendimento é realmente digno de destaque e de orgulho para todos os Sergipanos.
Para quem não conhece a Il Sordo, é necessário contextualizar. Chamar atenção para o primeiro grande obstáculo que esse empreendedor enfrentou em busca do seu lugar no mercado: Ele é surdo. Para quem não ouve é muito difícil ser protagonista em um espaço extremamente competitivo e tão despreparado para lidar com as limitações. Tanto é assim que a história de Breno foi indicada por especialistas ouvidos pela revista veja, e indicado para participar do prêmio que, entre a suas fases, foi submetido a votação popular pela internet e também pela avaliação de um júri de especialistas.
Com propriedade, o empresário sergipano pesquisou o mercado e encontrou um nicho com o qual se identificou, fez cursos, aprendeu, testou, reformulou alguns conceitos e surgiu com um empreendimento fantástico, a Gelateria Il Sordo (O Surdo), que além de fornecer o melhor gelato que já experimentei, possui um diferencial único no País, mais de 70% dos funcionários da empresa são surdos. Com essa qualidade e com uma proposta tão nobre, não há dúvidas que vamos, ainda, ver a empresa crescer e se solidificar no mercado, quem sabe exportando, através de franquias, para outras partes do País, inclusão.
Observe que a Il Sordo já é exemplo internacional. A empresa, prata da casa, foi destaque em uma matéria do Mansfield News Journal que, posteriormente, foi replicada em diversos sites como o MSN britânico, o Live Leak e Story Trender. Como resultado da qualidade dos seus produtos, a pequena loja, na avenida Mario Jorge, ganhou muito mais espaço e está localizada em uma área nobre da cidade, na praia 13 de julho e já possui o carinho e o reconhecimento de boa parte da sociedade sergipana.
Dono de uma personalidade impar Breno Oliveira, assegura que o prêmio da Veja, mais que uma competição pelo primeiro lugar foi uma grande aprendizagem de projetos importantes e vitoriosos em todo o país. “o importante é que o nosso trabalho foi divulgado, e obtivemos avanços na luta por um reconhecimento da cultura surda e do uso da LIBRAS”.
Enfim. Embora não tenha sido vitoriosa, dentro dos critérios da Veja, a pequena gelateria sergipana é um orgulho para todos, uma prova que nosso estado tem, sim, do que se orgulhar e como contribuir para um Brasil mais justo e solidário.