Tiago Oliveira
Jornalista; Gestor Público; atuou como Assessor de Comunicação da Justiça Federal em Sergipe e, atualmente, na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Acompanhe no Linkedin https://www.linkedin.com/in/
Após um pequeno recesso, a Feira de Sergipe está de volta. O evento, que marca o calendário do nosso Estado, está em sua XVII Edição e traz a oportunidades para artesões e empresários apresentarem o seu trabalho e para turistas conhecerem um pouco mais do artesanato e da cultura. Nesse ano a feira conta com 100 standes, uma formidável praça de alimentação, além de uma estrutura complexa que incluí uma brinquedoteca, com espaço do bebê, para garantir a diversão da criançada.
É claro que toda essa estrutura sustenta algo muito maior do que podemos ver. Diretamente a feira beneficia cerca de 100 artesãos, restaurantes e fornecedores, indiretamente os empresários do entorno. Podemos colocar na conta que o evento também fomenta o turismo, para se ter uma ideia, em 2015, 37% dos visitantes da feira foram turistas, o que representa algo em torno de 29.000 pessoas em nossas praias.
Outro ponto interessante, é que a feira demonstrou ser extremamente produtiva para os expositores. O SEBRAE, em 2015, realizou duas pesquisas durante o evento, uma com os visitantes e outra com os expositores. A pesquisa com o expositor aconteceu em dois momentos, uma no início da feira onde foi questionado a expectativa de negócios, e outra no final do evento, para averiguar se a expectativa foi atingida.
Como resultado, observou-se que 74% dos expositores afirmaram que a Feira foi de boa a ótima em termos de vendas, com mais de R$ 1.500.000,00 em negócios firmados durante os 16 dias do evento. Entre os visitantes, 90% aprovaram o evento e 77,4% afirmaram ter comprado algo na feira, o destaque foi a organização do evento, layout, limpeza, banheiros e negócios.
Em 2018, as expectativas são mais modestas. Espera-se um publico de 100.000 pessoas durantes os 16 dias do evento, mas é importante saber que a feira não faltou em 2018 e que, se depender do esforço e dedicação da Direção do SEBRAE, não faltará novamente. Você vai perder?
Pode ser pauta
Na próxima semana teremos mais notícias boas, algumas novidades estão encaminhadas e poderão trazer muitos benefícios para o nosso Estado. Em breve, novidades no SERGIPETEC, nos Municípios de Carira, Frei Paulo e Nossa Senhora de Aparecida.