MTur oferta crédito de R$5 bilhõesO novo programa do Ministério do Turismo, lançado no início deste mês, amplia a oferta de recursos destinados à realização de projetos voltados para o desenvolvimento do turismo no país. O Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo) tem o objetivo de apoiar estados e municípios no acesso a linhas de financiamento com juros e prazos diferenciados em instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Prodetur + Turismo visa melhorar a infraestrutura e o atendimento ao turista nos principais destinos do país. O novo programa começa a operar com R$ 5 bilhões disponíveis. Para o interessado ter acesso ao recurso é preciso estar integrado ao Mapa do Turismo Brasileiro, que atualmente conta com 3.285 cidades e 328 regiões turísticas.
As propostas
Os interessados a aderir ao programa que disponibiliza o financiamento deverão contemplar, principalmente, projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.
Os projetos e ações aptos a serem beneficiados pelo Prodetur + Turismo serão identificados com o Selo + Turismo, indicativo de alinhamento da proposta com a Política Nacional de Turismo, com o Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022 e com as diretrizes do programa. O selo será anexado à proposta analisada e validada pelo Ministério, juntamente com uma declaração de prioridade.
As propostas que obtiverem o Selo + Turismo poderão também ser apoiadas financeiramente com recursos próprios do MTur. Já os entes federativos que tiverem propostas contempladas com financiamento nacional ou internacional, poderão pedir apoio técnico ao ministério para a implementação dos projetos.
Fonte: Ministério do Turismo