O protagonismo juvenil é um tema atual e merece destaque, afinal, é atribuída à nova geração a esperança de que atitudes relevantes sejam tomadas no que se refere ao bem comum, como um caminho para a evolução da sociedade. O jovem como centro das atividades, seja na comunidade, na escola ou em qualquer âmbito em que ele faça parte é um caminho que estimula o empreendedorismo.
Partindo dessa premissa, missão cumprida, essa foi a frase que definiu o evento SESI Futuro, que aconteceu no início deste mês, no Comfort Hotel em Aracaju. Com a presença de renomados palestrantes e um público diverso, o intuito dos temas abordados era apresentar a realidade da vida e as tendências do mercado de trabalho.
Na ocasião, estavam presentes o superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI), Acrízio Campos, além do assessor de Relações Institucionais do Exército, o coronel Roberval Leão, que avaliou o evento como motivador para o público jovem. “Possivelmente esses jovens aqui presentes serão os nossos empreendedores no futuro. O evento é um estímulo para que eles absorvam essa vontade de vencer e ser algo na vida”, aponta coronel.
Um dos palestrantes que se mostrou entusiasmado com o público presente no evento foi o cantor e compositor Vine Show, que deu um exemplo de motivação para todos, através da sua trajetória de luta e sucesso. “Levar o conhecimento é muito importante e acrescenta para o Brasil para o mundo. Aqui dentro tem um público diversificado e cada um pode encontrar dentro de si o verdadeiro empreendedor”, enfatiza o compositor.
Para confirmar a diversidade presente nos temas abordados, também esteve presente a atriz Naura Schneider, retratando o tema “Violência, questões de gênero e diversidade e seus impactos na sociedade”. Através de palestra e da apresentação do filme Vidas Partidas, no qual foi protagonista, a atriz deu o seu recado com o enfoque na violência doméstica, considerando os jovens o melhor público para discutir o assunto.
“O público jovem é o que mais nos interessa, porque é um público que ainda está em formação. A questão da violência doméstica só pode ser erradicada a partir do momento em que as pessoas tenham educação para isso, portanto os jovens têm esse poder de acabar com essa questão tão triste na sociedade brasileira”, explica a atriz.
Pode-se dizer que o SESI Futuro foi uma fonte de conhecimento, mas que não se limitou apenas às palestras, durante o evento e no mesmo local, existiam stands espalhados, abertos para a visitação, com muito conteúdo sobre a vantagens de empreender utilizando as novas tecnologias, contribuindo para o baixo custo e otimização das atividades.
Unicom Fies