Produção de aço bate recorde histórico


Produção de aço bate recorde histórico
Imagem: China Daily / REUTERS

O Instituto Aço Brasil (IABr) divulgou nesta quinta-feira, 17, novas informações a respeito da produção de aço no país. Mesmo em meio à crise da pandemia do novo coronavírus, o setor comemora a maior produção da série histórica. Foram quase 15 milhões de toneladas produzidas de janeiro a maio de 2021. 

De acordo com o levantamento, este número significa um crescimento de 20,3% na produção de aço bruto nacional no acumulado de janeiro a maio de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Os dados também revelam que as vendas internas de aço bruto chegaram a 10 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 46,4% quando comparada com o apurado em igual período do ano anterior. Já o consumo aparente de produtos siderúrgicos no país foi de 11,5 milhões de toneladas no acumulado até maio, com expansão de 50,7% frente ao mesmo período de 2020.

Mesmo com o aumento significativo da produção, as importações do insumo tiveram crescimento de 92,2% até maio. Foram 2 milhões de toneladas importadas, atingindo U$ 1,8 bilhão de faturamento. Já as exportações apresentaram retração de 13,6%, somando 4,3 milhões de toneladas e U$ 3 bilhões em faturamento, no mesmo período. 

Segundo a assessoria de comunicação do instituto, a prioridade do setor é o abastecimento do mercado interno e, por isso, houve queda nas exportações. A demanda atual pode ser explicada pela retomada dos principais setores consumidores e também pela formação de estoques defensivos de alguns segmentos que querem se proteger de cenários de volatilidade do mercado provocada pelo boom nos preços das commodities. 

 

Leia também: Brasil está exportando menos aço