A ABIH-SE tem sido um dos maiores entusiastas da retomada da festa, e desde o primeiro semestre de 2022 tem divulgado o evento junto ao trade turístico de diversas cidades brasileiras
O lançamento oficial do Pré-Caju 2022, que acontecerá de 4 a 6 de novembro, gerou boa expectativa para a hotelaria sergipana, que acredita em uma taxa de ocupação positiva, durante os três dias de evento. Antes mesmo do lançamento, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) já divulgava a prévia carnavalesca em algumas edições do ‘Road Show Viva Aracaju’, projeto realizado em parceria com a prefeitura de Aracaju, em cidades brasileiras grandes emissoras de turistas, para propalar a capital sergipana como importante destino turístico na região Nordeste.
Este ano, a divulgação do Pré-Caju fora de Sergipe aconteceu nos Road Show realizados nas cidades baianas de Feira de Santana e Salvador; nas paulistanas São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas; na capital fluminense e em Niterói (RJ); e mais recentemente em Brasília e Goiânia.
“Além de apresentar o Pré-Caju como um dos grandes eventos de lazer que Aracaju está oferecendo aos turistas, a ABIH-SE também tem buscado, junto às operadoras de turismo, os bloqueios de aéreos para trazer mais turistas durante o período da festa”, comenta Dominique Paladino, diretora Executiva da ABIH-SE. Há três meses da festa, os hotéis já começam a planejar os pacotes para hospedagem.
Sobre o Pré-Caju
Com o apoio logístico da prefeitura de Aracaju e do governo de Sergipe, a prévia carnavalesca volta a acontecer após um hiato de sete anos. De acordo com o empresário e idealizador da festa, Fabiano Oliveira, a retomada do evento atende não só ao desejo dos foliões, mas também das entidades ligadas diretamente ao turismo, como a ABIH-SE e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE).
Ele frisou que a festa fomentará o turismo na capital, e vai gerar emprego e renda em cerca de 80 áreas produtivas ligadas ao setor, e ajudará, consequentemente, a aquecer a economia municipal e estadual. Fabiano Oliveira disse, ainda, que a mudança no local da festa primou por oferecer boa mobilidade urbana aos foliões, e alavancar a economia dos bares e restaurantes da Orla.
Quem também prevê bons frutos pela volta do Pré-Caju é o prefeito, Edvaldo Nogueira, especialmente após dois anos de pandemia de Covid-19. Segundo ele, todos sairão ganhando: empresários, sociedade, e o município, que com evento também auferirá visibilidade e projeção nacional e internacional.
A festa em 2022
O Pré-Caju ocorrerá de 4 a 6 de novembro, com shows no Camarote Aju, que será montado em espaço fechado próximo ao Espaço Sobre as Ondas; e os desfiles dos blocos nos dias 5 e 6, das 14h às 23h, na Avenida Santos Dumont, com início na Passarela do Caranguejo e seguindo em direção ao Farol da Coroa do Meio.
As vendas dos kits e ingressos será iniciada no dia 22 de agosto, em loja própria do evento que está sendo montada no Riomar Shopping Aracaju, no bairro Coroa do Meio. A programação completa do Pré-Caju 2022, bem como de outros eventos confirmados para acontecer, e pontos turísticos do estado estão descritos no site abih-se.com.br/agenda e no Instagram @agendadoturistaemsergipe