Entre os dias 05 e 09 de maio de 2025, o professor doutor Jacinto Jardim, da Universidade Aberta de Portugal, esteve em Sergipe em uma intensa agenda de atividades no âmbito do projeto “Construindo Pontes com os Municípios Empreendedores”, que antecipa o IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi). O projeto, que mobiliza comunidades escolares em cinco municípios sergipanos, tem como foco a valorização da educação empreendedora como ferramenta de transformação social e cidadã.
A agenda teve início na segunda-feira (05), com uma reunião estratégica no Sebrae Sergipe, onde o professor foi recebido pelo Diretor-Técnico Brenno Barreto, pelo gerente de Cultura Empreendedora Vitor Aloísio, e pela analista Rosana Leite. O encontro tratou dos detalhes para que o Sebrae atue como correalizador do Congresso, ao lado da Universidade Aberta e dos cinco municípios parceiros: Moita Bonita, Campo do Brito, Malhada dos Bois, Propriá e Itabi.
Inspiração e protagonismo local nas escolas sergipanas
Na terça-feira, a comitiva iniciou as visitas pelos municípios. A primeira parada foi em Moita Bonita, onde alunos do ensino médio apresentaram os primeiros passos de seu projeto empreendedor. Em sua palestra, Jacinto Jardim falou sobre resiliência, sonho e protagonismo, incentivando os jovens a acreditarem em seus projetos como pontes para o futuro.
Ainda na terça, foi a vez de Campo do Brito, onde o projeto “Criança Empreendedora – O Futuro Começa Agora”, desenvolvido com alunos do povoado Cercado, emocionou a todos. A professora Cida, com lágrimas nos olhos, apresentou a experiência vivida pelas crianças que, por meio do estudo do sistema monetário, já produzem e vendem produtos como pulseiras e bolos de pote, aprendendo na prática sobre empreendedorismo e cidadania. A iniciativa já chama atenção internacional e será apresentada oficialmente no Congresso de outubro, em Aracaju.
A quarta-feira foi marcada pela visita a Malhada dos Bois, onde o clima de encantamento foi traduzido em atividades de criatividade, escuta ativa e construção coletiva de ideias. Os alunos ouviram atentos a fala de Jacinto Jardim, que destacou a importância de unir educação, inclusão e empreendedorismo.
À tarde, em Propriá, a comitiva encontrou-se com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto EmpreendEJA emocionou a todos pela potência das histórias de vida compartilhadas. O professor Élder, à frente da iniciativa, reforçou o desejo de que o projeto continue e amplie seu impacto mesmo após o Congresso.
O encerramento da jornada aconteceu na sexta-feira (09), em Itabi, com uma recepção calorosa marcada por música, cultura, artesanato e esperança. Alunos e professores demonstraram forte envolvimento com a proposta do evento e destacaram o quanto falar de educação empreendedora, inteligência emocional e projeto de vida está sendo transformador para a comunidade escolar.
Mais que um congresso: uma missão transformadora
Para André Gusmão, coordenador geral do IV CiEECi no Brasil, “o Congresso cumpre uma função científica importantíssima, mas a agregação dos cinco municípios traz uma responsabilidade ainda maior, pois carrega a concretização de um sonho daquelas crianças, daqueles adolescentes, daqueles adultos. Educação Empreendedora é projeto de vida, e o Congresso de outubro vem com essa responsabilidade e essa missão”.
Ao final da visita, o professor Jacinto Jardim fez questão de destacar a visão estratégica do Senador Laércio Oliveira, que, em 2024, durante o Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo, no Funchal, afirmou: “Eu quero isto no meu Estado de Sergipe”. Segundo Jardim, “a decisão do Senador de trazer o Congresso para Aracaju demonstra um compromisso genuíno com a transformação educacional e com o fortalecimento dos ecossistemas locais de inovação”.
O IV CiEECi será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro de 2025, em Aracaju/SE, reunindo educadores, gestores públicos, empreendedores e estudiosos de vários países para discutir e compartilhar experiências sobre educação empreendedora, cidadania global e inovação social.