Empreendedorismo negro é tema de editais lançados pelo Carrefour

Aporte inicial da empresa no primeiro ciclo de editais totaliza R$ 2 milhões. Ao todo, são três ciclos para educação, empregabilidade e empreendedorismo

Empreendedorismo negro é tema de editais lançados pelo Carrefour
Imagem: Freepik

Desde novembro 2020, quando dois seguranças de uma das lojas do Carrefour em Porto Alegre espancaram e mataram João Alberto Freitas, um homem negro de 40 anos, por um desentendimento da vítima com uma funcionária do supermercado, o Carrefour vem tentando articular iniciativas que fortaleçam novamente a sua imagem. A empresa passou a priorizar políticas voltadas à diversidade, com treinamentos e processos de internalização da equipe de seguranças, desde então. 

Neste mês de junho, portanto, o Grupo Carrefour Brasil abriu o seu primeiro ciclo de editais de estímulo a equidade racial. O objetivo do grupo é participar e engajar a sociedade no esforço nacional de reparo histórico com o fomento do empreendedorismo negro e combate ao racismo. 

Três editais foram criados e os investimentos serão direcionados para educação, empregabilidade e empreendedorismo. Um total de 40 organizações e coletivos de todas as cinco regiões do Brasil serão contemplados. Todos os editais são para a população negra e desenvolvidos com apoio da KLID, consultoria que ajuda organizações interessadas em apoiar causas sociais. 

Neste primeiro ciclo, o total de investimentos chega a R$ 2 milhões, sendo os recursos direcionados durante um ano com possibilidade de extensão do projeto. 

Para o primeiro edital, serão selecionadas dez organizações que receberão, cada uma, R$ 30 mil para desenvolver campanhas de conscientização de combate ao racismo, criação de conteúdo antirracista e projetos de cunho antirracistas e de valorização da identidade e da cultura negra. 

O investimento voltado para o segundo edital, por sua vez, será um total de R$ 975 mil, divididos entre quinze instituições, que receberão R$ 65 mil cada uma. Os recursos podem ser direcionados ao aprimoramento das atividades de comunicação e divulgação institucional, dos métodos, processos e estratégias de gestão e das despesas regulares de funcionamento da organização.

Por fim, o terceiro edital é voltado ao empreendedorismo negro. Serão selecionadas mais quinze organizações, que receberão R$ 50 mil cada uma. Os recursos serão investidos em atividades de capacitação, formação e mentoria direcionadas para pequenos e microempreendedores negros. O valor também pode ser usado para estruturar serviço de consultoria e para a facilitação da distribuição de tecnologias, ferramentas e processos, bem como na disponibilização de microcrédito e na contribuição à pesquisa e inovação que fortaleça a recuperação econômica de negócios de empreendedores negros.

Para mais informações sobre os editais e como se inscrever neles, acesse: http://www.naovamosesquecer.com.br

 

Leia também: Mídia tradicional reafirma seu papel frente à influência das redes sociais