Workshop destaca a importância da identidade gastronômica sergipana


Já pensou em degustar um delicioso bolinho de caranguejo, servido com uma geleia de caju? Este foi o prato apresentado no Workshop ‘Gastronomia Descomplicada: Caranguejo e Caju’, promovido na noite de terça-feira, 4, no Restaurante Escola Senac Bistrô.

O foco do workshop foi promover conhecimentos no preparo de caranguejo e caju, além de ensinar sobre as boas práticas para conservação de alimentos, conceitos de turismo e gastronomia e receitas descomplicadas.

O curso foi ministrado pelos integrantes do Núcleo de Gastronomia do Senac/SE, professor Jeferson Carvalho, e a nutricionista Suellen Dalbosco.

“Neste workshop, a ideia é estimular os participantes a usarem a criatividade dentro da cozinha e elaborar pratos descomplicados, porque cozinha é isso, é usar criatividade e sempre dar um toque especial. Neste workshop queremos mostrar técnicas de como preparar um caranguejo de forma diferente, com um pouco de criatividade”, disse Suellen Dalbosco.

“A proposta é mostrar que é possível, desenvolver e mostrar um prato criativo, usando produtos da nossa cultura, da nossa região, a exemplo da combinação do caranguejo com uma geleia de caju”, completou Jeferson Carvalho.

Reforçando que os eixos de turismo e hotelaria trabalham diretamente ligados à gastronomia, o técnico em turismo, Paulo César falou da importância da gastronomia regionalizada.

“O Senac tem desempenhado um papel importante na aproximação de todos esses setores. O turismo está muito ligado à gastronomia, pois quem viaja quer comer bem”, destacou Paulo César.

Para o gerente da Divisão de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, a proposta é ajudar a construir um universo gastronômico sergipano.

“Assim como em outros estados, estamos colaborando para que Sergipe tenha uma identidade gastronômica. Esse encontro é também uma oportunidade de apresentar esse novo espaço do Restaurante Escola Senac Bistrô”, finalizou.