Edgar Guillermo Leon Ramirez cursou Design Gráfico durante um semestre na Universidade Tiradentes.
Quando escolheu a Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), o mexicano Edgar Guillermo Leon Ramirez, vindo da Universidad de Guadalajara, não imaginava que as experiências irão superar as expectativas. Por meio do programa de mobilidade acadêmica da instituição, o estudante cursou Design Gráfico durante o primeiro semestre de 2022
“Fazer um intercâmbio cultural e acadêmico superou minhas expectativas, conheci uma cultura muito bonita, a universidade era muito agradável e acolhedora. Da universidade gostei muito do campus, é muito bom, moderno e acolhedor, as salas de aula são muito bem equipadas”, diz o estudante.
Um dos grandes benefícios de participar de uma mobilidade acadêmica na universidade é aprender os costumes de outros países. Para ele, mesmo as diferenças na metodologia de ensino entre os países foram proveitosas. “A forma de ministrar as aulas, o material didático, o fato de sempre trabalharem em equipe em sala de aula, e a forma de qualificação e atribuição de notas são diferentes. Por isso achei uma boa opção”, conta.
Para vivenciar a cultura do país da melhor forma, é essencial que o estudante tenha conhecimento em hábitos do dia a dia que influenciarão na sua relação com os colegas. Mas, é na convivência, principalmente, que ele conhecerá sobre o país e seus moradores. A vivência com o português se tornou um dos pontos altos da experiência de Edgar. “O mais legal foi conhecer a cultura em geral, as pessoas, a comida, e aprender coisas relacionadas ao design em um idioma diferente do meu”, conclui.
Internacionalização
A Universidade Tiradentes possibilita aos seus alunos participar de programas de mobilidade acadêmica internacional. Através de parcerias com instituições de ensino superior em diversos países, é possível ao universitário estudar durante alguns semestres fora do Brasil e, ainda, aproveitar as disciplinas no currículo acadêmico e profissional.
“A internacionalização é um dos diferenciais da Unit, em vários outros países que os alunos fazem mobilidade acadêmica, como também recebendo estudantes de outras instituições Ou seja, a universidade é extramuros, não funciona só dentro do seu espaço físico”, enfatiza a pró-reitoria de graduação da Unit, Arleide Barreto.