Planos de aula mais dinâmicos e ambientes mais atrativos são indispensáveis nesta modalidade
Quando se trata de Educação a Distância (EAD), logo se pensa em comodidade e flexibilidade, mas motivar os alunos a permanecerem engajados e interessados nesta modalidade nem sempre é uma tarefa fácil. Por conta do isolamento social, o interesse em fazer um curso superior de forma online se fortaleceu ainda mais.
É preciso desenvolver métodos criativos e inovadores que permitam os alunos a interagirem da melhor maneira com as metodologias de ensino aplicadas, sabendo que eles têm acesso a todas as distrações possíveis na palma da sua mão. Por isso, a tutora do polo de Alagoinhas (BA), da Universidade Tiradentes (Unit), Jadieli Sansão Elias, torna suas aulas mais interativas, fazendo com que os seus alunos entendam com facilidade a metodologia, além de buscar questionamento em suas ideias.
“Em uma etapa da minha aula eu permito que o aluno mostre através do que ele achar coerente tudo aquilo que ele conseguiu absorver do conteúdo, transformando em um momento de troca natural. Não precisa ser um seminário, ele simplesmente pode trazer um jogo, fazer uma mesa redonda ou até mesmo propor uma aula invertida, onde ele me questiona e cria perguntas para uma interação maior com a sala”, pontua.
Para ela, esses métodos fazem com que os alunos se questionem e busquem sempre respostas, e, consequentemente, pesquisem mais, ampliando as maneiras de obter mais conhecimento, “Os melhores alunos não são aqueles que respondem as melhores respostas, os melhores alunos levantam as principais perguntas, aqueles que questionam”, enfatiza.
Para oferecer diversos recursos, é preciso que a modalidade EAD forneça não apenas mecanismos atrativos, mas também conteúdos interativos e diferenciados. Aquela velha aula em que o professor passa horas na frente do computador não faz mais sentido. É preciso dinamismo, fazer da aula um ‘jogo’ e oferecer recompensas, testes, ranking e outros elementos de gamificação. “O que torna minha aula atrativa, eu acredito que seja o conjunto de fatores envolvendo a minha preocupação em fazer com que o aluno indague o conteúdo que está aprendendo, e não fazer da aula repetitiva”, pontua a tutora.
Outro recurso indispensável são os vídeos, principalmente os explicativos e/ou que complementam o assunto, isso faz com que o conteúdo seja mais leve, além de despertar o senso crítico dos alunos. Dois segmentos que estão tendo uma grande crescente também atualmente são os podcasts e audiobooks, ambos contemplam a sala de aula, assim como os métodos já conhecidos, como por exemplo, a plataforma de exercícios Google Forms, vídeos de apresentações compartilhadas e indicações de leitura.