Durante duas semanas, o estudante Davi Soares ficou na Espanha.
Fazer um intercâmbio em outro país é o sonho de muitos estudantes. Por meio de parceria com o Banco Santander, a Universidade Tiradentes oferece o programa Top Espanha no qual o aluno vive uma imersão na língua espanhola. Selecionado pelo programa, o estudante de psicologia Davi Soares esteve na Espanha durante duas semanas conhecendo novas culturas, aprendendo o idioma e qualificando ainda mais o currículo.
“Como eu sempre gostei muito de aprender novas línguas, o Top Espanha me chamou atenção, que é uma oportunidade na qual você vai para a Espanha estudar a língua espanhola. Eu nunca tinha feito aula de espanhol, então fiquei bastante animado com essa oportunidade de ter aulas em espanhol e de estudar o idioma no país local”, conta.
A seleção aconteceu em 2020, mas a viagem para o país ibérico só aconteceu em 2022, devido à pandemia de covid19. “Lidar com essa situação foi desafiador porque tinha a questão da ansiedade de querer participar logo, mas também a questão do medo, pois a gente estava nesse momento incerto. Hoje em dia, a gente já está vacinado, mas naquela época não tinha”, relembra.
“E o setor de Relações Internacionais da Unit sempre esteve do meu lado oferecendo apoio. Apoio emocional e burocrático, na questão de documentação e qualquer coisa que eu precisasse de comunicação com o Santander, eles faziam. Então, é uma equipe muito parceira, que além de oferecer oportunidade para os alunos, cuida dos alunos. É uma equipe fenomenal”, ressalta o estudante.
Davi se preparou para realizar um intercâmbio durante toda a sua trajetória na graduação. Para ele, participar do programa superou as expectativas mesmo com o adiamento da viagem no começo. “A experiência na Espanha foi incrível. Foi a minha primeira vez fora do Brasil, então foi tudo novo, muita coisa para processar e conhecer. Mas, o fato de estar em outro país e conviver com uma cultura que é totalmente diferente da minha, foi muito rico. Eu consegui expandir o meus horizontes de diversas formas”, afirma.
“A parte mais legal foi conhecer pessoas de diferentes nacionalidades que também foram fazer intercâmbio lá. Então, a gente trocava muita cultura. Conhece gente da Coréia, dos Estados Unidos, do Canadá, e obviamente, gente da Espanha. A gente conversava muito sobre as questões das diferenças entre os países e a realidade acadêmica. Então, foi muito interessante. Foi uma experiência única”, reforça.
Experiências internacionais
Além do Top Espanha, Davi participou de outros programas de mobilidade acadêmica. “Primeiramente, eu participei do Promai Virtual, em 2020. Mesmo durante a pandemia, o setor de Relações Internacionais não parou e trabalharam para que os alunos tivessem o melhor mesmo nesse período. Eu fiz no México e pude ter essa experiência acadêmica internacional dentro de casa. E ainda depois passei em outro programa, o Susi, que é outro programa de mobilidade acadêmica bem diferente”, diz.
“Eu estou sempre envolvido nas atividades acadêmicas da Unit. Primeiramente, eu acho que eu sempre fui o tipo de aluno que queria ultrapassar essas quatro paredes da sala de aula e ver o que a universidade poderia me oferecer. Então, procurei essas oportunidades de extensão e que agregam muito à minha formação pessoal e também acadêmica. Depois de participar dessas oportunidades, eu mudei completamente. É um processo muito interessante de viver porque você vai conhecendo novas coisas e vai vendo que o seu caminho pode ser múltiplo, que favorece vários aspectos”, conclui o aluno de psicologia.