O doutor Diego Menezes é pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes e presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
Nesta segunda-feira, 5, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit) e presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), doutor Diego Menezes, tornou-se o mais novo cidadão sergipano. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, a cerimônia de concessão do Título de Cidadania Sergipana reuniu familiares e amigos no Palácio Governador João Alves Filho, Praça Fausto Cardoso.
“Eu já me sentia sergipano de coração e esta foi a formalização de algo que para mim é real porque me identifico muito com Sergipe. aqui eu criei raízes; identifico amigos e tento contribuir em prol da ciência e da tecnologia por meio da educação. Acredito que a educação é capaz de mudar vidas. E por acreditar nisso, e reconhecer que o Grupo Tiradentes tem isso como missão, existe uma sinergia de valores. Isso fez com que eu entendesse que essa é a minha casa”, diz o homenageado.
Inspiração para Diego, sua mãe, a professora de matemática aposentada Marlene Leite Silva, acompanhou orgulhosa a cerimônia. “Ele seguiu no mesmo caminho, mas cresceu mais, pois teve mais oportunidades. Só tenho a agradecer pelo estado de Sergipe que está homenageando o meu filho”, comenta.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o momento é agradecer por toda contribuição do pró-reitor. “O senhor já era sergipano de coração, mas agora é cidadão por direito, pois recebe o Título de Cidadania na Casa do Povo. Somos 24 deputados, com virtudes, acertos e defeitos, mas nós representamos o povo sergipano. E é Sergipe que se orgulha por seu filho ter essa honra de torná-lo sergipano de fato e de direito”, ressalta o presidente.
Graças ao convite do reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, Diego mudou-se para Aracaju (SE). “Ele é uma revelação impressionante. Veio da Bahia para Sergipe e está consagrado como um excelente profissional e professor. Eu me sinto compensado pela chegada dele, pois ocupa um lugar de destaque na universidade e vem fazendo um trabalho belíssimo. Para a universidade e para mim, a gratidão. Essa atitude do presidente Luciano [Bispo] é um presente que não tem valor que pague”, enfatiza.
“Sergipe tem diversos profissionais vindo de estados diferentes, inclusive na unit. é um reconhecimento a um profissional que escolheu aracaju como sua casa. teve uma história de pró-reitor na escola bahiana de medicina e assumiu um desafio na unit do ponto de vista de consolidação da pós-graduação, da pesquisa e da extensão. E para nós é uma alegria, ter uma pessoa com o quilate de Diego nos enche de orgulho”, complementa o vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.
Para Flaudemira Paula, diretora executiva da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), o título é o reconhecimento de um trabalho feito com amor. “Diego traz a representação dos muitos brasileiros heróis que se comprometem com o desenvolvimento da nação e traz consigo uma responsabilidade com muito amor. Tudo o que ele abraça, abraça com muito comprometimento. E nós, temos a honra de tê-lo na nossa equipe como um dos nossos vice-presidentes, representando a região do Nordeste. E ter Diego, a Unit e o ITP é um grande prêmio para ABIPTI e para o Brasil”, acredita.
Assessora administrativa no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) há sete anos, Ana Lúcia Menezes encontrou em Diego um amigo. “Para mim, Diego é um chefe, um amigo, uma pessoa que me compreende. Saber dizer ‘sim’, mas também sabe dizer ‘não’. É uma pessoa espetacular, abençoado. Sou muito grata a Deus por fazer parte da vida dele e ele da minha”, conta a amiga.