A participação no Ensino a Distância (EAD) tem se mostrado uma alternativa eficiente para a educação. Nesse contexto, a aplicação da Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel fundamental, que pode revolucionar o modo como os alunos interagem e aprendem.
De acordo com o diretor de Tecnologia de Informação do Grupo Tiradentes e professor dos cursos de TI da Universidade Tiradentes (Unit), Msc. Fábio Batista, os impactos da inteligência artificial vão além do EAD e abrangem toda a área da educação.
Com dispositivos disponíveis, os alunos agora têm a oportunidade de aprender de forma diferente, por meio da interação com a inteligência artificial. “Os alunos podem fazer questionamentos por meio da inteligência artificial e receber respostas instantâneas, relacionando diversos temas e plataformas. Isso permite uma aprendizagem personalizada e dinâmica, mesmo estando em um ambiente virtual de ensino. Isso serve para todas as modalidades, mas, claro que, como estamos falando de uma plataforma, ela estará online e integrada”, destaca o professor.
Dados recentes comprovam o impacto positivo da inteligência artificial no EAD. De acordo com um relatório do World Economic Forum, estima-se que até 2025, cerca de 50% das tarefas repetitivas nas salas de aula poderão ser realizadas por meio de tecnologias de inteligência artificial, permitindo que os professores dediquem mais tempo ao ensino personalizado e à interação com os alunos.
Uma das principais aplicações da inteligência artificial no EAD é a personalização do ensino e da aprendizagem. Conforme explica o professor Fábio, as plataformas de aprendizado integrarão ferramentas de inteligência artificial capazes de identificar as facilidades e dificuldades de cada aluno, oferecendo um direcionamento específico para maximizar seu aprendizado. “Mesmo abordando o mesmo assunto, o conteúdo apresentado será adaptado de acordo com o perfil de cada estudante. Essa personalização promete uma abordagem mais inteligente e eficaz no ensino”, completa.
Desafios éticos e regulamentação
Quanto aos desafios éticos relacionados à inteligência artificial no EAD, o professor destaca a preocupação com possíveis viés e respostas tendenciosas fornecidas pelos algoritmos. Ele menciona a necessidade de regulamentações futuras para controlar o uso e a implementação da inteligência artificial, garantindo uma abordagem imparcial e ética. “Com certeza, no futuro, haverá regulamentações. Como sempre digo, primeiro surgem as inovações tecnológicas, mas as leis não acompanham imediatamente. Somente com o uso, a evolução, as dúvidas e as críticas é que surgem as regulamentações para controlar de alguma forma o uso e a implementação da inteligência artificial”, ressalta Fábio.
As tendências futuras na aplicação da inteligência artificial no EAD incluem uma imersão cada vez maior em plataformas que facilitarão a interação com o conhecimento.
Fábio enfatiza a mudança de paradigma na forma de aprendizado, em que os alunos serão incentivados a fazer mais perguntas e buscar respostas imediatas por meio da inteligência artificial. “No futuro, os alunos poderão experimentar a sensação de estar em um ambiente presencial, mesmo estando em um mundo digital. Essa evolução será impulsionada pela combinação de tecnologias, onde a inteligência artificial, o aluno e o professor poderão interagir em uma sala virtual, analisando estudos de caso, debatendo soluções e explorando novas abordagens para problemas que ainda nem existem”.
A inteligência artificial está abrindo novas possibilidades no campo educacional, capacitando estudantes e professores a explorar todo o potencial do aprendizado online. O uso da IA permite personalização, respostas instantâneas, interatividade avançada e aprimoramento contínuo, proporcionando aos estudantes uma experiência mais dinâmica e eficiente. No entanto, é importante estar atento aos desafios éticos que surgem com o uso da inteligência artificial, buscando garantir a imparcialidade e transparência no desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias.
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