Após 4 anos de espera, reforma da Emef Carvalho Neto é concluída


Após 4 anos de espera, reforma da Emef Carvalho Neto é concluída
Imagem: Ana Lícia Menezes

Na manhã desta terça-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju inaugurou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso. A unidade de ensino foi completamente reestruturada, tendo sua área duplicada para o atendimento de até 800 estudantes dos ensinos  fundamental e para jovens e adultos (EJA). 

Foram investidos mais de R$ 2 milhões na execução do projeto com recursos próprios da Prefeitura. A obra foi autorizada em 2017, mas só agora foi concluída. Dentre as dificuldades enfrentadas na reforma e ampliação da escola, houve a desistência da primeira empresa que venceu a licitação, o que acarretou demora na conclusão do projeto. 

Após rompimento do contrato por incapacidade técnica, a reforma precisou ser paralisada. Com isso, foi necessário realizar um novo processo licitatório e, em 2019, a obra foi retomada com mais celeridade. 

Com a reestruturação, a unidade de ensino passou a ter dois pavimentos. O térreo possui cinco salas de aula, sala de informática, biblioteca, sanitários e departamentos administrativos. Já no pavimento superior, foram projetadas mais seis salas de aula, além de banheiros. A escola conta, ainda, com uma moderna quadra poliesportiva, de 364 m² e já está dotada de sistema de videomonitoramento, lousas digitais, aparelhos de ar condicionado e sistema wi-fi. Antes da reforma e ampliação, a escola de ensino fundamental tinha capacidade para 440 alunos. Agora, passa a ofertar 800 vagas, ampliando o acesso à educação na localidade.

“Esta é uma semana marcada por momentos muito significativos. Estamos realizando entregas importantes para a comunidade escolar, equipamentos fundamentais para garantir o acesso a inclusão e a permanência das nossas crianças e adolescentes na educação municipal. Esta Emef, por exemplo, é referência histórica desta comunidade e poder devolvê-la, completamente reformada, neste momento em que nos preparamos para o retorno presencial das aulas, é muito importante. Hoje, ela possui uma nova estrutura, salas amplas, ventiladas, e assim como a unidade que entregamos ontem, obedece todas as normas de acessibilidade e segurança sanitária”, declarou a secretária  municipal da Educação, Cecília Leite.

A diretora da escola municipal Carvalho Neto, Ivanilda Barreto, também expressou sua felicidade pela entrega da Emef. “Estou muito realizada. Esperamos por este momento há anos e hoje ele se concretiza. Temos uma escola moderna, dotada de todos os equipamentos, climatizada, então todos temos a ganhar, professores, alunos, equipe gestora. Agora é aguardar ansiosamente para usufruirmos desta escola. Estamos contando os segundos para a retomada das aulas presenciais. A expectativa é grande”, disse.

 

Leia também: Polícia Civil de Sergipe: inscrição para concurso começa dia 09