Yazaki prevê expansão de empresa em Sergipe


yazaki
Planejamento da empresa é implantar novas linhas de produção no estado com, inclusive, instalação de nova planta industrial |Foto: Victor Ribeiro/ASN

Planejamento da empresa é implantar novas linhas de produção no estado com, inclusive, instalação de nova planta industrial

A Yazaki, produtora de peças automotivas, anunciou, durante audiência com o governador Jackson Barreto na quarta-feira (14), que prevê ampliação em Sergipe. O planejamento da empresa é implantar novas linhas de produção no estado com, inclusive, instalação de nova planta industrial. Outra perspectiva é o aumento do número de funcionários para mais de 5.000 postos de trabalho até 2018, e atração de fornecedores próximos ao local onde está alojada em Sergipe.

A Yazaki chegou às terras sergipanas em 2013, instalando sua sexta unidade de produção no Brasil em Nossa Senhora do Socorro. A empresa, que atua na produção de material elétrico e eletrônico (cabos, chicotes elétricos e outros materiais) para veículos automotores, recebe apoio fiscal e locacional do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). Sua produção é destinada para as montadoras da Ford e a Fiat Crysler Automotive (FCA). Para sua implantação em Sergipe, foram investidos R$ 46 milhões. São mais de 2.200 postos de trabalho diretos gerados, sendo 70% ocupados por mulheres.

“A Yazaki faz a diferença hoje em nosso estado. Afinal de contas, são mais de dois mil empregos no município de Nossa Senhora do Socorro, oferecendo oportunidade, principalmente, a juventude, e, de forma especial, às mulheres, que constituem a maioria dos operários”, declarou o governador Jackson Barreto, acrescentando que a perspectiva é que a empresa dobre sua participação em Sergipe, inclusive, contratando mais trabalhadores.

Da esquerda para direita: Rosman Pereira, Rudolf, Lázaro, Jackson Bareto, Hidehiko, Jorge, Mariano e Carlos Augusto |Foto: Victor Ribeiro/ASN

O presidente da Yazaki Mercosur, Lázaro de Figueiredo, afirmou que sua avaliação com relação à indústria sergipana é positiva e que a empresa está satisfeita com a evolução dos negócios. “Existem perspectivas de trazer mais investimentos para cá. Esperamos que o Brasil reaja e a economia volte a funcionar para que a gente possa continuar com os investimentos previstos. Há, também, interesse em atrair a mão de obra que fornece a matéria prima para a Yazaki em Sergipe, pois a cadeia de suprimentos na área automotiva funciona dessa forma. A própria montadora atrai seus fornecedores para perto, e nós gostaríamos de contar isso”, comentou.

A parceria entre o Governo do Estado e a Yazaki foi destacada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Rosman Pereira, que acredita que a empresa promove desenvolvimento não só econômico como social. “É uma satisfação para nós saber que há perspectiva de crescimento e é uma grande prova que o governo está no caminho certo, tratando bem seus parceiros para que possamos desenvolver a economia e o bem estar do povo sergipano”, enfatizou.

O presidente da Codise aproveitou a oportunidade para anunciar que há uma empresa norte-americana com interesse em instalar-se em Sergipe. As negociações serão finalizadas até o fim de outubro e, caso decida vir ao estado, o empreendimento começará a operar já no primeiro semestre do próximo ano. “Isso iria proporcionar cerca de 550 empregos diretos, fora toda cadeia produtiva com as demais empresas que seriam fornecedoras dela”, complementou.

Yazaki

A Yazaki do Brasil foi fundada em 1997. Possui cinco fábricas em quatro estados do país: Minas Gerais, São Paulo, Sergipe e Paraná (duas unidades). No mundo, sua origem remete a 1941, quando a empresa foi fundada no Japão com o objetivo desenvolver partes automotivas para montadoras de veículos. Na América do Sul, o grupo atua ainda no Paraguai, no Uruguai e na Argentina, com quatro fábricas. O total de funcionários no continente é de 10.000 empregados. No mundo, a Yazaki, com 76 anos de atividade, emprega aproximadamente 280.000 funcionários em mais de 45 países.

Presenças

Participaram da solenidade os representantes da Yazaki: Hidehiko Nishiyama, vice-presidente;  Jair Pontes, diretor de recursos humanos; Rudolf Fromm, diretor da planta de Sergipe; Mariano Lima, gerente da fábrica; e Jorge Rodrigues, gerente de recursos humanos; além do superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Carlos Augusto Franco.

Agência Sergipe de Notícias