SESI completa 70 anos de atuação no cenário brasileiro


Em 1º de julho de 1946 foi criada a instituição que até hoje é um referencial para o desenvolvimento do Brasil

O Serviço Social da Indústria (Sesi) completa nesta sexta-feira (1º) 70 anos de história e participação no desenvolvimento da indústria brasileira. No currículo diversas ações nas áreas de saúde, educação, bem-estar, responsabilidade social, segurança e qualidade de vida. Com uma ampla atuação no ambiente industrial o SESI é uma instituição que beneficia não apenas o trabalhador da indústria, como também os seus dependentes e a população de maneira mais ampla.

Em Sergipe o SESI tem desempenhado um papel importante desde a sua fundação, em 15 de maio de 1948. No ambiente industrial a instituição está presente por meio das ações e alguns programas.Dos programas, há o Cozinha Brasil, que leva orientações às empresas quanto ao aproveitamento integral dos alimentos e incentiva a melhoria dos hábitos alimentares dos trabalhadores; Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferece ensino de qualidade para trabalhadores e dependentes da indústria que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade apropriada;

|Foto: Divulgação

Também há ações de Saúde e Segurança do Trabalho, com palestras em canteiros de obras e nas indústrias sergipanas levando informações quanto à prevenção de acidentes no trabalho, às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), o alcoolismo e doenças como diabetes e hipertensão; e projetos voltados à Responsabilidade Social, que traz diversas ações. A maior é a Ação Global – um dia cheio de solidariedade fruto de uma grande parceria com diversas empresas. Somente neste ano, a iniciativa realizou 78.438 atendimentos para um número de 26.146 pessoas com serviços gratuitos para a população.

O Sesi é referência em qualidade na educação prestada aos sergipanos, a prova disso é o reconhecimento quando se mede a evolução das matrículas e a atuação dos seus alunos no mercado de trabalho. Num comparativo entre 2011 e 2016 o número de matrículas aumentou de 4.021 para 6.290. Com as unidades de Aracaju, Estância, e Santa Rosa de Lima, além da Indústria do Conhecimento nos municípios de Estância, Arauá, Itabaianinha, Ribeirópolis, Santa Rosa, Riachão do Dantas e Poço Verde o Serviço Social da Indústria está presente em todo o estado garantindo educação para o mercado de trabalho.

Na saúde o Sesi também é destaque. Com 17 unidades móveis, e uma fixa em Aracaju, o trabalhador da indústria recebe atendimento com profissionais qualificados em diversas especialidades médicas com preços especiais para o industriário e seus dependentes.

Com 70 anos de história o panorama não poderia ser diferente. As ações do SESI influenciam diretamente na vida do brasileiro. Com saúde, segurança e bem-estar o SESI segue atuando em Sergipe para influenciar no progresso da indústria local e na formação de novos profissionais qualificados para o segmento.

Fies Sergipe