A produção de petróleo no estado, em agosto deste ano, ultrapassou 561,8 mil barris equivalentes de petróleo (BEP), situando-se 2,3% abaixo da produção do mês imediatamente anterior, julho último. Esses dados são retratados na análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Quando comparado com agosto do ano passado, notou-se retração de 20,9% na produção. Com os dados de agosto, o volume de produção no estado, nos oito primeiros meses de 2018, chegou a mais de 4,7 milhões de barris (BEP), assinalando queda de 19,1% em relação ao mesmo intervalo de 2017.
Extração em terra e mar
Do total produzido em agosto último, 71,8% ou aproximadamente 403,2 mil barris (BEP) foram extraídos em terra. Em termos relativos, observou-se uma diminuição de 2,7%, em comparação ao mês imediatamente anterior (julho/2018), e retração de 26,3% na comparação com agosto de 2017.
Por outro lado, a produção no mar, respondeu por 28,2% da produção total, atingindo 158,6 mil barris. No comparativo com o mês anterior, verificou-se queda de 1,3%. Em relação ao mês de agosto do ano passado houve uma retração de 3%.
Produção de Gás
A produção de gás natural, em agosto do ano corrente, ficou acima dos 422,2 mil barris equivalentes de petróleo (BEP). Em termos relativos, houve retração de 1% na comparação com o mês imediatamente anterior, julho último. Já em relação ao mês de agosto de 2017, notou-se recuo de 8,5%.
A produção em mar continuou sendo a principal fonte de produção, somando mais de 404,5 mil barris, abrangendo 95,8% do total produzido no estado, ao passo que a produção terrestre foi de 17,7 mil barris, representado 4,2% da produção.
Fonte: NIE/FIES