Senac/SE recebe doação de imóvel da Prefeitura de Santana do S. Francsico para instalação de unidade


Foto: Ascom Senac/SE

A Prefeitura de Santana do São Francisco oficializou, na segunda-feira, 29, a doação de um terreno do município para o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, para a instalação de uma unidade educacional do Senac/SE. A doação do imóvel ocorreu em uma agenda com a participação do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, além de diretores e conselheiros da insituição, e do prefeito Ricardo Roriz e sua equipe.

Durante o encontro, Marcos Andrade destacou que a principal meta do Sistema S é interiorizar as atividades do Sesc e Senac, e chegar a todos os municípios sergipanos, para mudar a realidade de seus moradores. “Encontramos receptividade por parte do prefeito de Santana do São Francisco, que agilizou junto aos vereadores a aprovação da doação do terreno, para que possamos ter um Senac no município e levar qualificação profissional para a população local e cidades vizinhas. A nossa meta é desenvolver ao menos uma ação do Sistema S em cada cidade sergipana”, disse Marcos.

Conhecida como a “Capital do Artesanato de Barro”, a cidade tem baixos índices educacional e de desenvolvimento humano. Essa unidade será a primeira a ser inaugurada pelo atual diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, e já surge com o propósito de capacitar artesãos que trabalham na produção com barro.

Foto: Ascom Senac/SE

Ainda de acordo com o presidente Marcos, a missão do Senac é educar para o trabalho nos setores do comércio de bens, serviços e o turismo. “Nosso propósito é fazer muito mais que isso. Transformamos vidas, damos dignidade, levando para regiões carentes a oportunidade de pessoas que não têm condições de se qualificar, por meio do Programa Senac Gratuidade. Após fazerem qualificação gratuitamente no Senac, muitos saem da linha da pobreza”, ressaltou.

Presente à reunião, a secretária da Ação Social do município, Maria das Dores Santos de França, relatou um pouco da experiência como egressa do Senac. “Comecei minha vida profissional depois de fazer um curso no Senac, e hoje estou muito feliz por saber que o nosso município terá uma unidade da instituição, pois sei que muitas pessoas carentes terão a oportunidade, assim como eu tive, de transformar suas vidas, de estudar e ter uma qualificação”.

Para a primeira-dama da cidade, Renata Roriz, o Sistema S é necessário novas perspectivas. “Precisamos do Sistema S para transformar a vida, dar dignidade e esperança à população de Santana do São Francisco. Somos muito gratos por essa parceria, pois as pessoas necessitam de oportunidades”, pontuou.

O sentimento de gratidão também foi destacado pelo prefeito Ricardo Roriz, que também convidou os secretários e vereadores para participarem do encontro. “Estamos dando um passo muito importante e que vai fazer a diferença, não só para o nosso município, mas também para os moradores de todo o Baixo São Francisco. Quero agradecer a compreensão dos vereadores, que prontamente aprovaram a doação do imóvel e ao Sistema S, nas pessoas de Marcos Andrade e Marcos Sales, e todos os presentes neste encontro, por olharem para a nossa região, que é uma das mais carentes do Estado. Temos a certeza de que estamos iniciando um processo que levará transformação, dignidade e esperança para os santanenses”.

Natal Iluminado

O presidente da Fecomércio aproveitou a oportunidade para informar aos presentes que a cidade terá o Natal Iluminado. “Santana do São Francisco está inserido no projeto do Natal Iluminado deste ano. Estamos conversando com outros municípios para participarem da festa, com algumas contrapartidas, dentre elas de organizar uma quermesse e assim atrair, não só a população, mas também visitantes e movimentar as cidades. Hoje já somos a segunda maior festa natalina do país, ficando atrás apenas de Gramado, no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Presente à reunião, o vice-presidente da Fecomércio e coordenador do Natal Iluminado, Alex Garcez, alguns detalhes sobre a festa. “Levaremos para Santana a Caravana de Natal, com cerca de 80 artistas e inclusive o Papai Noel, para fazer o desfile “Um sonho de Natal”. Estamos finalizando somente a definição do local, onde acontecerá a festa e cortejo”.

Redação Caderno Mercado, com informações da Ascom Senac/SE