Sedetec vai a Tobias Barreto e leva novas perspectivas para o comércio local


Funcionar como um espaço para capacitação de mão de obra, a fim de suprir a demanda do comércio e indústrias do local. Com essa finalidade foi construído o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Tobias Barreto, na região Centro sul de Sergipe. Prestes a iniciar suas atividades, o espaço recebeu a visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, acompanhado do presidente da Fecomércio-SE, deputado Federal Laércio.

O local conta com a estrutura física necessária para funcionar como uma moderna escola de capacitação industrial. Possui salas de aula, oficinas de produção equipadas com máquinas de costura industrial e mesas de desenho, laboratório de informática e de modelagem, almoxarifado, biblioteca e auditório.“Nossa expectativa é que o CVT comece  funcionar em breve, para que os colaboradores estejam mais preparados para trabalhar nas indústrias de Tobias Barreto, que já tem um potencial de geração de receita forte, além de sert um polo comercial reconhecido nacionalmente”, destacou Disnei Viana, coordenador do Centro Vocacional.

Empresária Joseide Santos

Há também, no mesmo local, um galpão de 2.700 m² , que funcionará como um Complexo Empresarial Integrado para os feirantes locais se instalarem e venderem seus produtos. O espaço, que fica localizado ao lado do CVT e a 100 metros do polo industrial da cidade, conta com 86 boxes, banheiros, duas lanchonetes e um sistema de monitoramento por vídeo que abrange toda a área interna e externa do prédio e atuará com centro de comercialização.

Para o casal Joseide Santos e Adevaldo Amado, proprietários da Bordados GL, que há três anos fabricam produtos de cama, mesa e banho na região (Tobias Barreto), a iniciativa deve otimizar na mão de obra. “Trabalhamos com 27 funcionários fabricando artigos de confecção para atender os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e uma parte de Sergipe e ainda sentimos muita dificuldade em conseguir pessoal capacitado para operar com nosso maquinário. Nossa expectativa é grande com o início do funcionamento do CVT”, disse Joseide, ao observar que sua indústria fabrica entre 15 a 20 mil peças ao mês.

O empresário Walter Macedo, da D’Laine Lingeries, empresa que gera 100 empregos formais no polo, ressaltou que a visita foi oportuna. “Tenho três lojas no comércio de Tobias Barreto, uma em Aracaju e outra em Pernambuco e aqui fabrico todos os produtos que as abastecem, mas sinto a mesma dificuldade em conseguir mão de obra qualificada para trabalhar em nossa produção, que atualmente varia entre 60 a 70 mil peças mensais”.

Empresário Walter Macedo

De acordo com o secretário José Augusto, o CVT de Tobias Barreto a prioridade é alavancar o desenvolvimento. “Vamos buscar parcerias para fazer isso acontecer. Não dá pra assistir um espaço como esse fechado, sem que façamos nada. A colaboração de todos será muito importante para que possamos saber quais cursos são necessários, a fim de atender as demandas do empresariado local e, de fato, preparar os jovens para o mercado de trabalho”, enfatizou.

Ciclo de palestras

Ainda durante a ida a Tobias Barreto, o secretário participou da segunda edição do ciclo de palestras “Diálogos Empresariais”, realizado pela Fecomérci-SE, no auditório do CVT. Direcionado a empresários e público em geral, o evento promoveu o esclarecimento a respeito das questões legais para os empreendedores locais e contou com palestras dos advogados Airton Andrade e Gustavo Santos, juristas especializados em Direito Tributário, Trabalhista e Empresarial. “Um evento de grande importância e que tem levado para o empresariado sergipano o que está acontecendo no país, como oportunidade para que esclareçam assuntos. Acredito que é isso que faz o país crescer”, frisou José Augusto.

Ascom Sedetec