Nesta semana, representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China estiveram reunidos com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, a fim de estreitar laços comerciais com o Governo de Sergipe, para intermediar contatos com empresários chineses que pretendem investir no Estado.
Essa aproximação foi iniciada com a visita recente do presidente da Câmara de Comércio, Charles Tang, a Sergipe, quando a missão foi recebida pelo vice-governador Belivaldo Chagas. O diretor executivo da Câmara, Emerson Mendes, também marcou presença na Sedetec, acompanhado de sua equipe técnica.
Durante a reunião, a Câmara de Comércio Brasil-China reafirmou o interesse nos projetos que Sergipe dispõe e na capacidade de investimentos que podem ser realizados através dessa parceria com o Governo do Estado. “Estamos dando o pontapé inicial para realizar uma programação mais efetiva, pontual e concreta, a fim de tornar Sergipe conhecido na China. Vimos que os incentivos que o Estado oferece são favoráveis e poderemos fazer um excelente trabalho no sentido de atrair investidores chineses para Sergipe”, destacou Emerson Mendes, referindo-se à missão de empresários sergipanos à China, que a Câmara de Comércio pretende organizar em parceria com o Governo de Sergipe e entidades locais.
De acordo com Emerson, essa será uma ótima oportunidade para que os empresários possam conhecer a realidade local, a cultura do país e conversar com investidores chineses, promovendo um intercâmbio de informações e idéias. “Vamos elaborar um termo de cooperação, a fim de formalizar todos os entendimentos tratados durante essa reunião para darmos início ao nosso cronograma de trabalho, com ações a curto, médio e longo prazo”, destacou ao enfatizar que dentre os Estados escolhidos pela entidade para realizar negócios, Sergipe tem muito potencial. “Isso sem falar na ótima receptividade que tivemos do secretário José Augusto e sua equipe, muito técnicos e profissionais”, pontuou.
Para o secretário, o contato com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China é de extrema importância para Sergipe, pois divulgará o Estado e suas potencialidades, buscando atrair cada vez mais investidores asiáticos. “O progresso se faz com interesses comuns e um relacionamento de confiança. Já temos esse entendimento há algum tempo e vamos buscar investidores nas áreas mais favoráveis que a China oferecer”, ressaltou José Augusto, que recebeu os visitantes acompanhado do superintendente executivo da Sedetec, Carlos Augusto Franco e da equipe da Assessoria de Desenvolvimento Econômico da Secretaria.
Da Câmara de Comércio e Indústria Brasil e China participaram os colaboradores Luiz Felipe Fragoso, Jorge Luiz Mendonça, David Sampaio e Marcos Ramos da Silva.
Ascom Sedetec